logo mes do consumidor

30% OFF nos planos

+ 20% OFF na implantação estratégica

Para aproveitar o ÚNICO SOFTWARE JURÍDICO com IA de verdade

Blog

direito bancário

Advocacia colaborativa: potencialize seu escritório aplicando esta prática

Por Easyjur

Por Easyjur

De certo você já deve ter ouvido falar ao menos uma vez sobre a advocacia colaborativa, já que tal ramo está ganhando cada vez mais popularidade e relevância no mercado, se tornando alvo de muitos clientes e até mesmo advogados.

 

Tendo isso em vista, nós da equipe EasyJur resolvemos separar e disponibilizar todas as principais informações que se relacionam com tal área, algo que você poderá observar no decorrer do artigo abaixo.

Mas afinal, o que é advocacia colaborativa?

Antes de tudo, é fundamental começarmos explicando o que é a advocacia colaborativa em si, para que assim, você possa desenvolver uma ampla e sólida base de conhecimentos sobre o assunto, a qual possibilitará que você se aprofunde ainda mais no mesmo, sem gerar maiores dúvidas ou questionamentos, algo que com certeza lhe atrapalharia e muito quando fosse aplicar a advocacia colaborativa no seu escritório.

 

Sendo assim, podemos dizer que a advocacia colaborativa foi desenvolvida e criada nos próprios EUA, e assim, a mesma visa fazer uma celebração de acordos entre ambas as partes, de uma maneira interdisciplinar, algo que deve ser feito antes mesmo da questão ser ajuizada no Poder Judiciário.

 

Para isso, é necessário uma equipe multidisciplinar, a qual deve ser formada por profissionais competentes e que estão diretamente relacionados ao tópico principal do litígio. Por exemplo, quando pensamos no Direito de Família, uma área que tende a ser aderida à advocacia colaborativa, tal equipe deverá ser composta (normalmente) pelos seguintes profissionais: advogado, consultor financeiro, profissional perito no desenvolvimento infantil, terapeuta ou psicólogo, entre outros.

 

Tendo isso em mente, podemos dizer que, na realidade, a advocacia colaborativa se trata de uma forma razoável de resolver problemas, apresentando bom senso, principalmente quando comparada com à justiça tradicional, a qual, por sua vez, muitas vezes acaba gerando a sensação de injustiça entre alguma das partes, ou até mesmo entre ambas.

Mas como a advocacia colaborativa funciona na prática?

Com isso, é um fato que você já tem uma noção mínima da definição da advocacia colaborativa, contudo, é um fato que tais conhecimentos ainda não são suficientes para que possamos nos aprofundar no assunto com maior abrangência, e por isso, agora falaremos um pouco mais sobre como funciona esta advocacia na prática, já que este ponto tende a ocasionar no desenvolvimento de muitas dúvidas.

 

Caso não tenha ficado claro, a advocacia colaborativa possui o principal objetivo de fazer com que ambas as partes de um determinado processo se ajudem, para que assim, cheguem à resolução ideal, a qual não trará nenhuma injustiça ou vantagem para alguma parte. Para isso, os advogados devem assinar um termo de não litigância, sendo um documento que atesta a saída dos advogados do caso, caso as partes não consigam chegar a um acordo e tal questão acabar sendo judicializada.

 

Sendo assim, mesmo que os advogados tenham que declinar da causa, eles ainda podem manter sigilo em relação aos assuntos conversados durante as reuniões de acordo. Porém, a restrição vale apenas nesses casos, ou seja, o profissional ainda poderá atuar em outros processos para o mesmo cliente.

Conheça todos os diferenciais e exclusividades da advocacia colaborativa

Muitas confusões costumam acontecer com a advocacia colaborativa, onde a mesma acaba sendo relacionada diretamente com outras áreas da advocacia em si, algo que não pode acontecer de maneira nenhuma, principalmente se você deseja implementar esta alternativa dentro do seu escritório, ou até mesmo trabalhar nesta área. Por conta disso, resolvemos fazer uma breve separação de todas as exclusividades da advocacia colaborativa que mais se destacam.

 

Dentre os inúmeros diferenciais que a advocacia colaborativa apresenta, podemos dizer que o termo de não litigância é um dos que mais se destacam, já que, a partir dele, os advogados não representam uma ameaça mútua se houver um litígio judicial. Isso ajuda diretamente a desenvolver um ambiente completamente colaborativo, já que o espaço geral para conversa tende a ser amigável e totalmente protegido de ameaças.

 

Também devemos comentar que, mesmo a advocacia colaborativa estar diretamente relacionada com Direito de Família, tal prática também pode ser ser adotada em outros campos e ramos jurídicos, como por exemplo o Direito Empresarial, principalmente nos casos de litígios que envolvem diretamente a participação em sociedades empresárias e compliance.

 

Ou seja, podemos dizer que dentre todos os principais diferenciais e exclusividades apresentadas pela advocacia colaborativa, com certeza a sua capacidade de lidar com os processos de uma maneira amigável e sem maiores conflitos é a sua maior característica. Já que, a partir disso, este ramo consegue cumprir os seus objetivos na grande maioria dos casos, sem deixar com que o processo se desvie ou perca o foco inicial.

Conheça as principais vantagens da advocacia colaborativa

Para potencializar ainda mais os seus conhecimentos gerais relacionados a advocacia colaborativa, agora falaremos um pouco mais sobre as principais vantagens e benefícios que este ramo apresenta, para que assim, você tenha uma maior noção do funcionamento e das principais características que ficam a par dos advogados que trabalham neste ramo, e consequentemente, você poderá ter uma melhor ideia se deseja adentrar nele ou não.

 

Ainda devemos ressaltar que a advocacia colaborativa apresenta uma grande diversidade de vantagens, e por isso, seria completamente impossível falarmos sobre todas elas em apenas um artigo curto, e pensando nisso, nossa equipe buscou separar somente as vantagens que mais se destacam e que tendem a chamar uma maior atenção de todos, que são:

 

Advocacia colaborativa

Preservação da autonomia

Com certeza a preservação da autonomia é uma das características que mais se destacam da advocacia colaborativa. Como este ramo apresenta o objetivo de conseguir chegar a resolução consentida da lide, é um fato que a autonomia das partes acaba sendo preservada, as quais podem chegar a um acordo que seja benéfico para ambas as partes, sem gerar qualquer tipo de injustiça, algo que tende a acontecer em processos jurídicos tradicionais.

Confidencialidade

Também devemos comentar sobre a confidencialidade, já que a advocacia colaborativa proporciona tal ponto, sendo outra vantagem bem marcante e que chama a atenção da grande maioria dos profissionais e clientes que visam tal área, principalmente quando nos referimos a litígios que envolvem questões pessoais, como divórcio e guarda de filhos. 

 

Quando vamos observar na prática, podemos dizer que a mesma é totalmente transformadora, já que o contrato de não litigância assegura um espaço completamente protegido, onde a sinceridade irá reinar em todas as conversas, já que nada que for falado ou exibido ali poderá sair daquele espaço.

Redução de custos

A redução de custos também é outro ponto que não poderia ficar de fora desta lista de maneira alguma, já que os clientes que buscam por uma alternativa dentro da advocacia colaborativa acabam conseguindo solucionar os seus problemas sem gerar muitos gastos.

 

Mesmo que a advocacia colaborativa cobre valores maiores no primeiro momento, é esperado que o valor final que será pago seja extremamente mais baixo e inferior quando comparado a processos judiciais tradicionais. Isso se dá por inúmeros motivos, mas principalmente por conta da demora do Poder Judiciário e por conta da quitação dos honorários aos advogados, os quais costumam encarecer muito o valor final, principalmente em grandes períodos.

Manutenção de parcerias

Por fim, mas não menos importante, não poderíamos falar sobre as vantagens da advocacia colaborativa sem citar a manutenção de parcerias, sendo uma das características mais marcantes deste ramo. De maneira geral, o bem-estar das partes e a manutenção de parcerias são pontos extremamente relevantes proporcionados por este ramo, já que, dentro de um processo na justiça, é esperado que o mesmo seja doloroso e desgastante para os envolvidos, algo que não acontece na advocacia colaborativa.

 

Por conta da sua praticidade em resolver os problemas, a advocacia colaborativa consegue proporcionar e desenvolver uma boa relação entre ambas as partes, e para complementar este ponto ainda mais, devemos citar sobre a possibilidade de dar um fim a lide de maneira muito mais ágil, fazendo com que o desgaste não seja  prolongado.

Como potencializar os resultados dentro da advocacia colaborativa?

Com isso, é um fato que você já está por dentro de todas as principais informações que se relacionam com a advocacia colaborativa, porém, para finalizarmos este artigo com chave de ouro, e assim, te deixar completamente preparado para adentrar nesta área, resolvemos vir falar um pouco sobre os softwares jurídicos, os quais com certeza lhe ajudarão a lidar com os processos e com a gestão dentro do seu escritório, potencializando ainda mais os resultados obtidos por meio da advocacia colaborativa.

Os softwares jurídicos já se tornaram grandes tendências dentro deste mercado, e por isso, podemos encontrar uma grande diversidade de alternativas, porém, não são todas que proporcionam resultados positivos aos advogados na realidade. Quando vamos observar as avaliações de outros profissionais, podemos chegar a conclusão que o software EasyJur é a melhor alternativa que todo o mercado apresenta na atualidade, e por isso, o mesmo é a melhor opção que você pode investir para começar a aplicar a advocacia colaborativa dentro do seu escritório.

Nosso Compromisso

com o seu sucesso

Pessoas

Conectamos advogados, simplificamos processos e impulsionamos a transformação digital

Processos

Com metodologia ágil, simplificamos a gestão e fortalecemos a justiça, gerando resultados exponenciais

Tecnologia

Automatizamos tarefas, impulsionamos a eficiência e oferecemos soluções inovadoras

pri vini easyjur

Planos Easyjur

O plano perfeito para você!

Solução completa para tornar sua Advocacia mais ágil e lucrativa

Growth Plus

Ideal para grandes escritórios

R$

2499

/mês
checkmark m
200GB Docs em Nuvem
checkmark m
2.500 Pushs de Andamentos
checkmark m
05 Advogados Intimações
checkmark m
20 Usuários Inclusos
checkmark m
TUDO DO GROWTH
checkmark m
Editor Legal Design
checkmark m
Website Integrado Legal CRM
checkmark m
Relatórios Avançados
checkmark m
Acesso para clientes ilimitado
checkmark m
Jurisprudências Integradas
checkmark m
Smart Docs (breve)*
checkmark m
Assinatura Digital (breve)*
checkmark m
Peticionamento (breve)*

Growth

Ideal para grandes escritórios

R$

1499

/mês
checkmark m
80GB Docs em Nuvem
checkmark m
800 Pushs de Andamentos
checkmark m
03 Advogados Intimações
checkmark m
10 Usuários Inclusos
checkmark m
TUDO DO ENTERPRISE +
checkmark m
IVO – Inteligência Artificial
checkmark m
Legal Analytics Tool
checkmark m
Cálculos Monetários
checkmark m
Regras Cobrança Personalizadas
checkmark m
Automação Faturamento
checkmark m
Campos Personalizados
checkmark m
Acesso para 300 clientes
checkmark m
Jurisprudências Integradas

Enterprise

Ideal para escritórios de médio porte

R$

589

/mês
checkmark m
40GB Docs em Nuvem
checkmark m
300 Push de Andamentos
checkmark m
02 Advogados Intimações
checkmark m
05 Usuários Inclusos
checkmark m
TUDO DO PREMIUM +
checkmark m
Workflow de Tarefas Ágil
checkmark m
Gamificação de Atividades
checkmark m
TimeSheet Dinâmico
checkmark m
Controle Orçamentário
checkmark m
Gestão Estratégica
checkmark m
** Emissão de Boletos e NFs
checkmark m
Área de acesso para 200 Clientes
checkmark m
Jurisprudências Integradas

Premium

Ideal para escritórios de pequeno porte

R$

279

/mês
checkmark m
30GB Docs em Nuvem
checkmark m
200 Push de Andamentos
checkmark m
01 Advogado Intimações
checkmark m
02 Usuários Inclusos
checkmark m
** Telefonia Voip EasyCall
checkmark m
Gestão de Processos Ilimitados
checkmark m
Gestão Financeira
checkmark m
Automação de Documentos
checkmark m
Agenda de Prazos
checkmark m
Demandas Consultivas
checkmark m
Legal CRM
checkmark m
Contratos e Relatórios
checkmark m
Área de Acesso para 100 Clientes
checkmark m
Jurisprudências Integradas

Start

Ideal para advogados solo

R$

79

/mês
checkmark m
5GB Docs em Nuvem
checkmark m
50 Push de Andamentos
checkmark m
01 Advogado Intimações
checkmark m
01 Usuário Incluso
checkmark m
Cadastro de Clientes
checkmark m
Gestão de Processos
checkmark m
Agenda de Prazos
checkmark m
Cadastro de até 200 Processos
Advocacia colaborativa: potencialize seu escritório aplicando esta prática
direito bancário

29/03/2023

Sumário

Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
Você também pode gostar
plugins premium WordPress
Categorias
Materiais Gratuitos