Sistema 5 s: Tudo que você precisa saber para aplicar esta metodologia em seu escritório de advocacia

1 (15)

06/11/2022

Sumário

Pode-se dizer que o sistema 5 s é considerado como uma das estratégias mais utilizadas em distintas áreas, estabelecimentos e empresas do mercado atual, já que mesmo se tratando de uma filosofia tradicional, não podemos ignorar o fato de que a mesma proporciona e entrega inúmeras vantagens e benefícios para estes estabelecimentos. Contudo, mesmo possuindo uma grande influência sobre o mercado na atualidade, não podemos negar que ainda existem muitas pessoas e profissionais que desconhecem completamente a existência do sistema 5 s, e por conta disso, acabam prejudicando diretamente os seus negócios, já que sem as vantagens deste sistema, se torna muito complicado crescer e participar da competitividade que existe no mercado, principalmente no mercado jurídico. Para dar um fim a este problema de uma vez por todas, e ainda auxiliar os advogados que estão iniciando agora a terem uma boa entrada no mercado de trabalho, nós da equipe EasyJur resolvemos separar todas as informações referentes ao sistema 5 s, portanto, tente se atentar ao máximo ao artigo a seguir.

Mas afinal, o que é sistema 5 s?

Também denominado como filosofia ou metodologia 5S, o sistema 5 s se refere diretamente a uma metodologia que foi desenvolvida no Japão logo após a Segunda Guerra Mundial, utilizada para auxiliar no reerguimento do país, já que o mesmo saiu extremamente prejudicado e com problemas econômicos decorrentes da guerra. Por conta de tais problemas, os japoneses desenvolveram o objetivo de criar um sistema que limitaria ao máximo os erros e falhas nas empresas, para assim, potencializar a economia do país, e como solução, eles desenvolveram o sistema 5 s, que se baseia em um sistema que diz como a gestão e controle das empresas devem trabalhar, algo que será refletido diretamente em todas as outras áreas e atividades da mesma.

Conheça os 5 princípios desta metodologia

Pode-se dizer que o sistema 5 s é formado por 5 princípios, os quais devem ser seguidos, e portanto, também é fundamental que você os conheça e entenda, sendo eles:

Seiri (senso de utilização)

O Seiri se refere diretamente a importância que a empresa deve dar para todos os seus recursos e materiais, para assim, dispensar e evitar qualquer tipo de desperdício e gastos desnecessários.

Seiton (senso de organização)

O Seiton diz que para uma empresa funcionar de maneira eficiente e segura, é fundamental a organização, e portanto, ele traça algumas estratégias para gerir e controlar a empresa e deixá-la organizada e funcionando da maneira correta.

Seiso (senso de limpeza)

Seiso se refere à responsabilidade que cada empregado possui com suas ferramentas e espaço de trabalho, e seu nome que se refere a limpeza diz que estas ferramentas e espaços devem estar completamente preparados e organizados para serem utilizados de maneira eficiente..

Seiketsu (senso de padronização)

Seiketsu se refere à padronização, algo que deve ser seguido por todos os profissionais da empresa, para que assim, a mesma consiga obter resultados padrões e esperados, evitando novidades ou problemas.

Shitsuke (senso de disciplina)

Por fim, ainda existe o Shitsuke, o qual se refere à disciplina que todos devem criar, para assim, conseguirem manter a consistência de seus resultados e aplicar o sistema 5 s de maneira contínua, todos os dias.

Veja como aplicar o sistema 5 s nos escritórios de advocacia:

Para finalizarmos este artigo com chave de ouro, agora que você já sabe do que se trata o sistema 5 s, finalmente chegou o momento de observar a melhor maneira que existe na atualidade para se aplicar este sistema nos escritórios de advocacia, e consequentemente, usufruir de todas as vantagens e benefícios que ele entrega. Vale dizer que este sistema costuma ser aplicado nos escritórios que desejam aumentar a sua produtividade e rentabilidade. Contudo, para conseguir alcançar estes resultados, é fundamental investir e se atentar aos erros do seu escritório. Para começar a aplicar este sistema, é necessário seguir os seguintes passos:
  • Erros: Todos os escritórios de advocacia, principalmente os que estão iniciando suas atividades no exato momento, cometem erros em suas atividades, metodologias e estratégias, e o primeiro passo é identificar estes erros;
  • Responsáveis: O sistema 5 s visa criar responsáveis que irão comandar as equipes (um responsável para cada), um ponto extremamente positivo, porém, é necessário investir para conseguir responsáveis verdadeiramente confiáveis e eficientes;
  • Correções: Após determinar e analisar os erros que seu escritório comete, será necessário traçar as melhores estratégias para corrigi-los;
  • Relatórios: Durante o processo de implementação do sistema 5 s em seu escritório, é fundamental realizar relatórios que mostram quais resultados estão sendo atingidos, quais pontos estão dando certo e quais não estão, para assim, tentar corrigir as falhas o mais breve possível.

Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais

teste de 14 dias

Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais

teste de 14 dias
Você também pode gostar
25/11/2022