Pode-se dizer que o sistema 5 s é considerado como uma das estratégias mais utilizadas em distintas áreas, estabelecimentos e empresas do mercado atual, já que mesmo se tratando de uma filosofia tradicional, não podemos ignorar o fato de que a mesma proporciona e entrega inúmeras vantagens e benefícios para estes estabelecimentos.
Contudo, mesmo possuindo uma grande influência sobre o mercado na atualidade, não podemos negar que ainda existem muitas pessoas e profissionais que desconhecem completamente a existência do sistema 5 s, e por conta disso, acabam prejudicando diretamente os seus negócios, já que sem as vantagens deste sistema, se torna muito complicado crescer e participar da competitividade que existe no mercado, principalmente no mercado jurídico.
Para dar um fim a este problema de uma vez por todas, e ainda auxiliar os advogados que estão iniciando agora a terem uma boa entrada no mercado de trabalho, nós da equipe EasyJur resolvemos separar todas as informações referentes ao sistema 5 s, portanto, tente se atentar ao máximo ao artigo a seguir.
Mas afinal, o que é sistema 5 s?
Também denominado como filosofia ou metodologia 5S, o sistema 5 s se refere diretamente a uma metodologia que foi desenvolvida no Japão logo após a Segunda Guerra Mundial, utilizada para auxiliar no reerguimento do país, já que o mesmo saiu extremamente prejudicado e com problemas econômicos decorrentes da guerra.
Por conta de tais problemas, os japoneses desenvolveram o objetivo de criar um sistema que limitaria ao máximo os erros e falhas nas empresas, para assim, potencializar a economia do país, e como solução, eles desenvolveram o sistema 5 s, que se baseia em um sistema que diz como a gestão e controle das empresas devem trabalhar, algo que será refletido diretamente em todas as outras áreas e atividades da mesma.
Conheça os 5 princípios desta metodologia
Pode-se dizer que o sistema 5 s é formado por 5 princípios, os quais devem ser seguidos, e portanto, também é fundamental que você os conheça e entenda, sendo eles:
Seiri (senso de utilização)
O Seiri se refere diretamente a importância que a empresa deve dar para todos os seus recursos e materiais, para assim, dispensar e evitar qualquer tipo de desperdício e gastos desnecessários.
Seiton (senso de organização)
O Seiton diz que para uma empresa funcionar de maneira eficiente e segura, é fundamental a organização, e portanto, ele traça algumas estratégias para gerir e controlar a empresa e deixá-la organizada e funcionando da maneira correta.
Seiso (senso de limpeza)
Seiso se refere à responsabilidade que cada empregado possui com suas ferramentas e espaço de trabalho, e seu nome que se refere a limpeza diz que estas ferramentas e espaços devem estar completamente preparados e organizados para serem utilizados de maneira eficiente..
Seiketsu (senso de padronização)
Seiketsu se refere à padronização, algo que deve ser seguido por todos os profissionais da empresa, para que assim, a mesma consiga obter resultados padrões e esperados, evitando novidades ou problemas.
Shitsuke (senso de disciplina)
Por fim, ainda existe o Shitsuke, o qual se refere à disciplina que todos devem criar, para assim, conseguirem manter a consistência de seus resultados e aplicar o sistema 5 s de maneira contínua, todos os dias.
Veja como aplicar o sistema 5 s nos escritórios de advocacia:
Para finalizarmos este artigo com chave de ouro, agora que você já sabe do que se trata o sistema 5 s, finalmente chegou o momento de observar a melhor maneira que existe na atualidade para se aplicar este sistema nos escritórios de advocacia, e consequentemente, usufruir de todas as vantagens e benefícios que ele entrega.
Vale dizer que este sistema costuma ser aplicado nos escritórios que desejam aumentar a sua produtividade e rentabilidade. Contudo, para conseguir alcançar estes resultados, é fundamental investir e se atentar aos erros do seu escritório. Para começar a aplicar este sistema, é necessário seguir os seguintes passos:
- Erros: Todos os escritórios de advocacia, principalmente os que estão iniciando suas atividades no exato momento, cometem erros em suas atividades, metodologias e estratégias, e o primeiro passo é identificar estes erros;
- Responsáveis: O sistema 5 s visa criar responsáveis que irão comandar as equipes (um responsável para cada), um ponto extremamente positivo, porém, é necessário investir para conseguir responsáveis verdadeiramente confiáveis e eficientes;
- Correções: Após determinar e analisar os erros que seu escritório comete, será necessário traçar as melhores estratégias para corrigi-los;
- Relatórios: Durante o processo de implementação do sistema 5 s em seu escritório, é fundamental realizar relatórios que mostram quais resultados estão sendo atingidos, quais pontos estão dando certo e quais não estão, para assim, tentar corrigir as falhas o mais breve possível.