logo mes do consumidor

30% OFF nos planos

+ 20% OFF na implantação estratégica

Para aproveitar o ÚNICO SOFTWARE JURÍDICO com IA de verdade

Blog

4 (11)

Regras de Condomínio Código Civil: o que você precisa saber

Por Easyjur

Por Easyjur

Pode-se dizer que, a cada dia que passa, mais e mais pessoas desenvolvem o desejo e vontade de morar em algum condomínio, já que, na atualidade, estes espaços são considerados como a opção mais segura e tranquila para se levar a vida, não somente no Brasil, mas em todo o mundo. Assim, a grande maioria dos tópicos e assuntos relacionados aos condomínios também acabaram ganhando uma maior atenção da população, como por exemplo, as regras de condomínio código civil.

O Código Civil traz inúmeras normas e regras que possibilitam a vida dentro de condomínios, e sem tal legislação, seria impossível conviver nestes espaços com tranquilidade, igualdade e segurança. Na realidade, seria uma total bagunça, deixando para trás todos os pontos positivos e fortes que um condomínio busca entregar.

Tendo isso em mente, se torna extremamente importante conhecer as regras de condomínio código civil, e caso você tenha vontade de conhecer tais regras, recomendamos que se atente ao máximo em todo o artigo a seguir, já que nós da equipe EasyJur utilizamos o mesmo para separar e disponibilizar todas as principais informações ligadas a estas regras, focando nos direitos e deveres dos moradores.

Qual a importância de conhecer as regras de condomínio código civil?

Como você já deve ter imaginado, existem diversas leis e normas que são específicas para regulamentar a vida dos indivíduos que convivem em condomínios, as quais buscam assegurar uma convivência pacífica e tranquila dentro destes espaços. Grande parte dessas normas e leis podem ser observadas dentro do próprio Código Civil, mais precisamente na Lei nº 10.406/2002, a qual é considerada como a principal lei que visa tratar sobre os direitos e deveres dos moradores de condomínios.

Tal lei deve sempre ser utilizada como base principal para o desenvolvimento da Convenção do Condomínio, da organização das assembleias e até mesmo do Regimento Interno, para assim, realmente garantir que aquele determinado condomínio funcionará dentro dos conformes e da legislação brasileira, possibilitando um convívio tranquilo para todos.

Para aqueles que não conhecem, este documento acaba reunindo todas as principais atribuições de responsabilidade, visando não somente o síndico, mas também os moradores, já que as regras e normas devem ser respeitadas por todos aqueles que irão conviver no ambiente.

A partir disso, de certo já deve ter ficado mais claro a importância de ter um conhecimento básico sobre a legislação ligada aos deveres e obrigações dentro de um condomínio, certo? Já que tal conhecimento lhe ajudará a evitar muitos problemas e confusões, além de claro, diversas situações que podem trazer como consequência ações judiciais, prejuízos, entre outros.

44 (9)

Código Civil

O Código Civil pode ser classificado como uma das principais legislações que existem dentro de todo o território brasileiro, a qual traz as regulamentações, normas e regras que visam possibilitar com que todos os cidadãos brasileiros tenham uma convivência tranquila e harmônica, buscando também maior igualdade social e diversos outros aspectos.

Sendo assim, o Novo Código Civil Brasileiro entrou em vigor em 2003, e mesmo após 20 anos, ainda tende a ocasionar na geração de muitas dúvidas e questionamentos em toda a população brasileira, principalmente quando adentramos nos tópicos de regras de condomínio e código civil.

Mas afinal, quais são os principais direitos e deveres dos moradores?

Para evitar enrolação, resolvemos mostrar logo de cara os principais direitos e deveres dos moradores de condomínio, já que este tópico tende a ser o que mais gera dúvidas e questionamentos em toda a população que possui certo interesse em morar nestes espaços.

Direitos

  • Pode e deve dispor de sua unidade e de todas as áreas comuns, contudo, sem infringir as normas do regulamento Interno, da Convenção ou até mesmo da legislação vigente;
  • Poderá votar nas assembleias, participar de suas deliberações e candidatar-se a cargos administrativos, porém, deverá estar quitado com todas as despesas condominiais;
  • Alugar sua vaga na garagem, de acordo com o critério previsto no próprio Código Civil;
  • Vender a vaga de garagem a outro condômino;
  • Pagar as despesas de condomínio na proporção de sua fração ideal, e apenas no que diz respeito aos gastos que desfrutar;
  • Entre outros.

Deveres

  • Contribuir em dia para as despesas do condomínio, na proporção de sua fração;
  • Respeitar as disposições do Regulamento Interno, da Convenção e da legislação;
  • Não realizar obras em sua unidade que comprometam a segurança da edificação ou alterem sua fachada;
  • Pagar as multas e os juros previstos no Código Civil, na Convenção e no Regulamento Interno.

Conheça os artigos do Código Civil relacionados aos condomínios

Por fim, mas não menos importante, resolvemos trazer este tópico, o qual com certeza lhe ajudará a complementar todos os seus conhecimentos que foram desenvolvidos ao decorrer deste artigo em relação às regras de condomínio código civil.

Assim como qualquer outro tópico ligado à jurisdição, é de extrema importância que você não se baseie somente na explicação dada por terceiros sobre as regras ligadas aos condomínios, e por isso, trouxemos uma breve citação dos artigos ligados a tais regras do Código Civil.

444 (9)

Vale dizer que estes artigos apresentam uma grande extensão, e por isso, conseguimos trazer somente o início dos mesmos. Utilize este tópico como uma inspiração, para assim, finalizar a leitura destes artigos posteriormente por conta própria.

“Art. 1.331. Pode haver, em edificações, partes que são propriedade exclusiva, e partes que são propriedade comum dos condôminos.

 

  • 1° As partes suscetíveis de utilização independente, tais como apartamentos, escritórios, salas, lojas e sobrelojas, com as respectivas frações ideais no solo e nas outras partes comuns, sujeitam-se a propriedade exclusiva, podendo ser alienadas e gravadas livremente por seus proprietários, exceto os abrigos para veículos, que não poderão ser alienados ou alugados a pessoas estranhas ao condomínio, salvo autorização expressa na convenção de condomínio. (Redação dada pela Lei nº 12.607, de 2012)

 

  • 2° O solo, a estrutura do prédio, o telhado, a rede geral de distribuição de água, esgoto, gás e eletricidade, a calefação e refrigeração centrais, e as demais partes comuns, inclusive o acesso ao logradouro público, são utilizados em comum pelos condôminos, não podendo ser alienados separadamente, ou divididos.

 

  • 3° A cada unidade imobiliária caberá, como parte inseparável, uma fração ideal no solo e nas outras partes comuns, que será identificada em forma decimal ou ordinária no instrumento de instituição do condomínio. (Redação dada pela Lei nº 10.931, de 2004)

 

  • 4° Nenhuma unidade imobiliária pode ser privada do acesso ao logradouro público.

 

  • 5° O terraço de cobertura é parte comum, salvo disposição contrária da escritura de constituição do condomínio.

 

Art. 1.332. Institui-se o condomínio edilício por ato entre vivos ou testamento, registrado no Cartório de Registro de Imóveis, devendo constar daquele ato, além do disposto em lei especial:

 

I – a discriminação e individualização das unidades de propriedade exclusiva, estremadas uma das outras e das partes comuns;

 

II – a determinação da fração ideal atribuída a cada unidade, relativamente ao terreno e partes comuns;

 

III – o fim a que as unidades se destinam.

 

Art. 1.333. A convenção que constitui o condomínio edilício deve ser subscrita pelos titulares de, no mínimo, dois terços das frações ideais e torna-se, desde logo, obrigatória para os titulares de direito sobre as unidades, ou para quantos sobre elas tenham posse ou detenção.

 

Parágrafo único. Para ser oponível contra terceiros, a convenção do condomínio deverá ser registrada no Cartório de Registro de Imóveis.

 

Art. 1.334. Além das cláusulas referidas no art. 1.332 e das que os interessados houverem por bem estipular, a convenção determinará:

 

I – a quota proporcional e o modo de pagamento das contribuições dos condôminos para atender às despesas ordinárias e extraordinárias do condomínio;

 

II – sua forma de administração;

 

III – a competência das assembléias, forma de sua convocação e quorum exigido para as deliberações;

 

IV – as sanções a que estão sujeitos os condôminos, ou possuidores;

 

V – o regimento interno.

 

  • 1° A convenção poderá ser feita por escritura pública ou por instrumento particular.

 

  • 2° São equiparados aos proprietários, para os fins deste artigo, salvo disposição em contrário, os promitentes compradores e os cessionários de direitos relativos às unidades autônomas.

 

Art. 1.335. São direitos do condômino:

 

I – usar, fruir e livremente dispor das suas unidades;

 

II – usar das partes comuns, conforme a sua destinação, e contanto que não exclua a utilização dos demais compossuidores;

 

III – votar nas deliberações da assembleia e delas participar, estando quite.

 

Art. 1.336. São deveres do condômino:

 

I – contribuir para as despesas do condomínio na proporção das suas frações ideais, salvo disposição em contrário na convenção; (Redação dada pela Lei nº 10.931, de 2004)

 

II – não realizar obras que comprometam a segurança da edificação;

 

III – não alterar a forma e a cor da fachada, das partes e esquadrias externas;

 

IV – dar às suas partes a mesma destinação que tem a edificação, e não as utilizar de maneira prejudicial ao sossego, salubridade e segurança dos possuidores, ou aos bons costumes.

 

  • 1° O condômino que não pagar a sua contribuição ficará sujeito aos juros moratórios convencionados ou, não sendo previstos, os de um por cento ao mês e multa de até dois por cento sobre o débito.

 

  • 2° O condômino, que não cumprir qualquer dos deveres estabelecidos nos incisos II a IV, pagará a multa prevista no ato constitutivo ou na convenção, não podendo ela ser superior a cinco vezes o valor de suas contribuições mensais, independentemente das perdas e danos que se apurarem; não havendo disposição expressa, caberá à assembléia geral, por dois terços no mínimo dos condôminos restantes, deliberar sobre a cobrança da multa…”

Com isso, finalmente podemos afirmar que você já está por dentro de todas as principais informações que são necessárias para compreender quais são e como funcionam as regras de condomínio código civil.

4444 (7)

 

Nosso Compromisso

com o seu sucesso

Pessoas

Conectamos advogados, simplificamos processos e impulsionamos a transformação digital

Processos

Com metodologia ágil, simplificamos a gestão e fortalecemos a justiça, gerando resultados exponenciais

Tecnologia

Automatizamos tarefas, impulsionamos a eficiência e oferecemos soluções inovadoras

pri vini easyjur

Planos Easyjur

O plano perfeito para você!

Solução completa para tornar sua Advocacia mais ágil e lucrativa

Growth Plus

Para grandes escritórios avançado
pague no cartão de crédito e ganhe R$1.500

R$

2799

/mês
checkmark m
200GB Docs em Nuvem
checkmark m
4.000 Processos Monitorados
checkmark m
05 Advogados Intimações
checkmark m
30 Usuários Inclusos
checkmark m
200.000 Tokens Juris.ai
checkmark m
20.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
checkmark m
Conta Digital Grátis
checkmark m
TUDO DO GROWTH +
checkmark m
Suporte VIP
checkmark m
Editor Legal Design
checkmark m
Relatórios Avançados
checkmark m
Acesso para clientes ilimitado
checkmark m
Peticionamento Automático (em breve)
checkmark m
SmartDocs.ai Copilot (em breve)

Growth

Para médios escritórios em crescimento
pague no cartão de crédito e ganhe R$1.000

R$

1699

/mês
checkmark m
80GB Docs em Nuvem
checkmark m
2000 Processos Monitorados
checkmark m
03 Advogados Intimações
checkmark m
15 Usuários Inclusos
checkmark m
100.000 Tokens Juris.ai
checkmark m
8.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
checkmark m
Conta Digital Grátis
checkmark m
TUDO DO STANDARD +
checkmark m
Legal Analytics Tool
checkmark m
Cálculos Monetários
checkmark m
Cobranças Personalizadas
checkmark m
Automação de Faturamento
checkmark m
Campos Personalizados
checkmark m
500 Acessos para clientes
checkmark m
EasyJur.ai Copilot (em breve)

Standard

Para médios escritórios
pague no cartão de crédito e ganhe R$700

R$

599

/mês
checkmark m
40GB Docs em Nuvem
checkmark m
800 Processos Monitorados
checkmark m
02 Advogados Intimações
checkmark m
10 Usuários Inclusos
checkmark m
50.000 Tokens Juris.ai
checkmark m
5.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
checkmark m
Conta Digital Grátis
checkmark m
TUDO DO PREMIUM +
checkmark m
Workflow de Tarefas Ágil
checkmark m
Gamificação de Atividades
checkmark m
TimeSheet Dinâmico
checkmark m
Controle Orçamentário
checkmark m
Gestão Estratégica
checkmark m
200 Acessos para clientes
checkmark m
Assinatura Digital (em breve)

Premium

Pequenos Escritórios
pague no cartão de crédito e ganhe R$500

R$

349

/mês
checkmark m
30GB Docs em Nuvem
checkmark m
300 Processos Monitorados
checkmark m
01 Advogado Intimações
checkmark m
05 Usuários Inclusos
checkmark m
20.000 Tokens Juris.ai
checkmark m
3.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
checkmark m
Conta Digital Grátis
checkmark m
TUDO DO START +
checkmark m
Gestão Financeira
checkmark m
Automação de Documentos
checkmark m
Demandas Consultivas
checkmark m
LCRM e Gerador de Propostas
checkmark m
100 Acessos para clientes
checkmark m
*Website Integrado Legal CRM
checkmark m
Captação de clientes com Google Ads (em breve)

Start

Advogados solo
pague no cartão de crédito e ganhe R$300

R$

99

/mês
checkmark m
5GB Docs em Nuvem
checkmark m
100 processos monitorados
checkmark m
01 Advogado Intimações
checkmark m
02 Usuários Inclusos
checkmark m
5.000 Tokens Juris.ai
checkmark m
1.000 Tokens Análise de Prazos com IA
checkmark m
Jurisprudências Integradas
checkmark m
Processos Ilimitados
checkmark m
Dashboard
checkmark m
Juris.ai
checkmark m
Agenda
checkmark m
Pessoas
checkmark m
Processos e Casos
checkmark m
Movimentações
Regras de Condomínio Código Civil: o que você precisa saber
4 (11)

14/07/2023

Sumário

Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
Você também pode gostar
plugins premium WordPress
Categorias
Materiais Gratuitos