logo mes do consumidor

30% OFF nos planos

+ 20% OFF na implantação estratégica

Para aproveitar o ÚNICO SOFTWARE JURÍDICO com IA de verdade

Blog

pensão alimentícia

Pensão alimentícia: entenda mais sobre este direito

Por Easyjur

Por Easyjur

Inúmeros assuntos e tópicos relacionados ao mundo jurídico e de direito começaram a ganhar uma maior atenção durante os últimos anos, algo que apresenta diversas fontes e origens distintas, mas com certeza o crescimento em si deste mundo e mercado são uma das principais causas. Dentre os assuntos que estão em alta, podemos citar a Pensão alimentícia, mostrando que toda a população brasileira está apresentando uma maior preocupação e interesse por este tema em específico.

 

Infelizmente, mesmo com milhares de pesquisas sendo realizadas todos os dias, não podemos negar o fato de que, na grande maioria dos casos, as dúvidas iniciais dos indivíduos não são respondidas, e por isso, os mesmos acabam tendo problemas quando necessitam lidar com situações reais que envolvem a Pensão alimentícia.

 

Pensando neste problema, e com o objetivo de resolvê-lo de uma vez por todas, e assim, auxiliar milhares de brasileiros, nós da equipe EasyJur resolvemos separar e disponibilizar todas as principais informações relacionadas a Pensão alimentícia, algo que você poderá observar no decorrer do artigo abaixo, portanto, busque se atentar ao máximo no mesmo.

Mas afinal, o que é Pensão alimentícia?

Para começar, iniciaremos falando sobre a definição e conceito por trás da Pensão alimentícia, para que assim, você possa desenvolver uma ampla e sólida base de conhecimentos referente ao assunto, e consequentemente, possa se aprofundar no mesmo posteriormente conforme o decorrer deste artigo, sem gerar ainda mais dúvidas.

 

Bom, é possível definir a Pensão alimentícia como um direito, o qual está devidamente previsto em nosso Código Civil, mais precisamente em meio aos artigos de número 1694 a 1710. Este direito busca garantir que parentes, companheiros, cônjuges ou responsáveis peçam e solicitem a outra parte um determinado auxílio financeiro, para que assim, consigam apresentar uma condição satisfatória para se alimentar, estudar, vestir e demais necessidades básicas e fundamentais.

 

Ou seja, o principal objetivo da Pensão alimentícia é possibilitar e entregar um auxílio para o indivíduo requerente ter condições financeiras para conseguir viver com todas as suas necessidades básicas em relação a sua própria realidade social.

 

E como a Pensão alimentícia funciona na prática?

Embora a grande maioria dos casos seja referente a pensão alimentícia de pais que chegaram a separação (divórcio) em determinado momento, com o intuito da parte requerente ter o auxílio financeiro do ex-cônjuge para a criação do filho, é importante ressaltar que esta não é a única situação na qual a Pensão alimentícia pode ser solicitada e entregue.

 

Na grande realidade, este direito pode ser solicitado por cônjuges, parentes ou até mesmo companheiros, desde que seja apresentada uma comprovação da necessidade de uma renda extra para a sobrevivência do requerente.

 

Também é extremamente importante ressaltarmos que, apesar do nome “Pensão alimentícia”, este direito não envolve somente o dinheiro necessário para a alimentação, mas sim para atender todos os requisitos necessários para o requerente ter um modo de vida compatível com a sua condição social, atendendo assim, todas as suas necessidades básicas. Sendo assim, a Pensão alimentícia também pode ser utilizada para custear a saúde, o lazer, as vestimentas, a educação e muito mais!

Punições para a falta de pagamento da Pensão alimentícia

A falta do pagamento da Pensão alimentícia também é um tópico extremamente abordado na atualidade, e por isso, não poderia ficar de fora deste artigo. Bom, nos casos que o alimentante não cumpre com o que for estipulado na sentença ou no título executivo judicial, ou seja, deixa de pagar o valor determinado e devido, o mesmo poderá receber punições.

 

Existem diversas punições que acabam se tornando uma realidade quando o alimentante nega o pagamento de suas obrigações relacionadas a Pensão alimentícia, como por exemplo:

 

  • Negativação do seu nome dentro das instituições financeiras de crédito, como o próprio Serasa e até mesmo o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC);
  • Penhora de bens para a realização do pagamento da dívida;
  • Prisão civil, com um prazo máximo de três meses em regime fechado;
  • Entre outros.

Conheça a principal legislação por trás da Pensão Alimentícia

Com isso, finalmente podemos afirmar que você já está por dentro de todas as principais informações relacionadas a Pensão alimentícia, e portanto, poderíamos finalizar este artigo agora mesmo. Contudo, como observado mais acima, o Código Civil é o principal responsável por regulamentar e criar todas as normas que constituem e possibilitam a existência desta pensão.

 

Tendo isso em mente, devemos ressaltar que é extremamente importante que você conheça a fundo toda a legislação por trás da Pensão alimentícia, para que assim, você realmente compreenda todos os seus requisitos, características, funcionamento e muito mais. 

 

Para lhe ajudar, nós mesmos fomos em busca dos artigos 1694 a 1710 do nosso Código Civil, algo que você poderá observar logo abaixo, portanto,. busque se atentar ao máximo no mesmo:

 

pensão alimentícia

“Art. 1.694. Podem os parentes, os cônjuges ou companheiros pedir uns aos outros os alimentos de que necessitem para viver de modo compatível com a sua condição social, inclusive para atender às necessidades de sua educação.

 

  • 1º Os alimentos devem ser fixados na proporção das necessidades do reclamante e dos recursos da pessoa obrigada.
  • 2º Os alimentos serão apenas os indispensáveis à subsistência, quando a situação de necessidade resultar de culpa de quem os pleiteia.

 

Art. 1.695. São devidos os alimentos quando quem os pretende não tem bens suficientes, nem pode prover, pelo seu trabalho, à própria mantença, e aquele, de quem se reclamam, pode fornecê-los, sem desfalque do necessário ao seu sustento.

 

Art. 1.696. O direito à prestação de alimentos é recíproco entre pais e filhos, e extensivo a todos os ascendentes, recaindo a obrigação nos mais próximos em grau, uns em falta de outros.

 

Art. 1.697. Na falta dos ascendentes cabe a obrigação aos descendentes, guardada a ordem de sucessão e, faltando estes, aos irmãos, assim germanos como unilaterais.

 

Art. 1.698. Se o parente, que deve alimentos em primeiro lugar, não estiver em condições de suportar totalmente o encargo, serão chamados a concorrer os de grau imediato; sendo várias as pessoas obrigadas a prestar alimentos, todas devem concorrer na proporção dos respectivos recursos, e, intentada ação contra uma delas, poderão as demais ser chamadas a integrar a lide. Art. 1.699. Se, fixados os alimentos, sobrevier mudança na situação financeira de quem os supre, ou na de quem os recebe, poderá o interessado reclamar ao juiz, conforme as circunstâncias, exoneração, redução ou majora ção do encargo.

 

Art. 1.700. A obrigação de prestar alimentos transmite-se aos herdeiros do devedor, na forma do art. 1.694.

 

Art. 1.701. A pessoa obrigada a suprir alimentos poderá pensionar o alimentando, ou dar-lhe hospedagem e sustento, sem prejuízo do dever de prestar o necessário à sua educação, quando menor.

 

Parágrafo único. Compete ao juiz, se as circunstâncias o exigirem, fixar a forma do cumprimento da prestação.

 

Art. 1.702. Na separação judicial litigiosa, sendo um dos cônjuges inocente e desprovido de recursos, prestar-lhe-á o outro a pensão alimentícia que o juiz fixar, obedecidos os critérios estabelecidos no art. 1.694.

 

Art. 1.703. Para a manutenção dos filhos, os cônjuges separados judicial-mente contribuirão na proporção de seus recursos.

 

Art. 1.704. Se um dos cônjuges separados judicialmente vier a necessitar de alimentos, será o outro obrigado a prestá-los mediante pensão a ser fixada pelo juiz, caso não tenha sido declarado culpado na ação de separação judicial.

 

Parágrafo único. Se o cônjuge declarado culpado vier a necessitar de alimentos, e não tiver parentes em condições de prestá-los, nem aptidão para o trabalho, o outro cônjuge será obrigado a assegurá-los, fixando o juiz o valor indispensável à sobrevivência.

 

Art. 1.705. Para obter alimentos, o filho havido fora do casamento pode acionar o genitor, sendo facultado ao juiz determinar, a pedido de qualquer das partes, que a ação se processe em segredo de justiça.

 

Art. 1.706. Os alimentos provisionais serão fixados pelo juiz, nos termos da lei processual.

 

Art. 1.707. Pode o credor não exercer, porém lhe é vedado renunciar o direito a alimentos, sendo o respectivo crédito insuscetível de cessão, compensação ou penhora.

 

Art. 1.708. Com o casamento, a união estável ou o concubinato do credor, cessa o dever de prestar alimentos.

 

Parágrafo único. Com relação ao credor cessa, também, o direito a alimentos, se tiver procedimento indigno em relação ao devedor.

 

Art. 1.709. O novo casamento do cônjuge devedor não extingue a obrigação constante da sentença de divórcio.

 

Art. 1.710. As prestações alimentícias, de qualquer natureza, serão atualizadas segundo índice oficial regularmente estabelecido.”

Agora sim, é um fato que você já está completamente por dentro de todas as principais informações relacionadas a Pensão alimentícia, portanto, é esperado que já consiga lidar com os processos ou questões que envolvem tal assunto. Se ainda restarem dúvidas relacionadas a esta pensão ou até mesmo relacionadas a qualquer outro assunto jurídico, você pode realizar consultas nos demais artigos da EasyJur, para assim, sanar seus questionamentos.

Conteúdos

relacionados

Inúmeros assuntos e tópicos relacionados ao mundo jurídico e de direito começaram a ganhar...
Easyjur

Easyjur

12/05/2023

Nosso Compromisso

com o seu sucesso

Pessoas

Conectamos advogados, simplificamos processos e impulsionamos a transformação digital

Processos

Com metodologia ágil, simplificamos a gestão e fortalecemos a justiça, gerando resultados exponenciais

Tecnologia

Automatizamos tarefas, impulsionamos a eficiência e oferecemos soluções inovadoras

pri vini easyjur

Planos Easyjur

O plano perfeito para você!

Solução completa para tornar sua Advocacia mais ágil e lucrativa

Growth Plus

Ideal para grandes escritórios

R$

2499

/mês
checkmark m
200GB Docs em Nuvem
checkmark m
2.500 Pushs de Andamentos
checkmark m
05 Advogados Intimações
checkmark m
20 Usuários Inclusos
checkmark m
TUDO DO GROWTH
checkmark m
Editor Legal Design
checkmark m
Website Integrado Legal CRM
checkmark m
Relatórios Avançados
checkmark m
Acesso para clientes ilimitado
checkmark m
Jurisprudências Integradas
checkmark m
Smart Docs (breve)*
checkmark m
Assinatura Digital (breve)*
checkmark m
Peticionamento (breve)*

Growth

Ideal para grandes escritórios

R$

1499

/mês
checkmark m
80GB Docs em Nuvem
checkmark m
800 Pushs de Andamentos
checkmark m
03 Advogados Intimações
checkmark m
10 Usuários Inclusos
checkmark m
TUDO DO ENTERPRISE +
checkmark m
IVO – Inteligência Artificial
checkmark m
Legal Analytics Tool
checkmark m
Cálculos Monetários
checkmark m
Regras Cobrança Personalizadas
checkmark m
Automação Faturamento
checkmark m
Campos Personalizados
checkmark m
Acesso para 300 clientes
checkmark m
Jurisprudências Integradas

Enterprise

Ideal para escritórios de médio porte

R$

589

/mês
checkmark m
40GB Docs em Nuvem
checkmark m
300 Push de Andamentos
checkmark m
02 Advogados Intimações
checkmark m
05 Usuários Inclusos
checkmark m
TUDO DO PREMIUM +
checkmark m
Workflow de Tarefas Ágil
checkmark m
Gamificação de Atividades
checkmark m
TimeSheet Dinâmico
checkmark m
Controle Orçamentário
checkmark m
Gestão Estratégica
checkmark m
** Emissão de Boletos e NFs
checkmark m
Área de acesso para 200 Clientes
checkmark m
Jurisprudências Integradas

Premium

Ideal para escritórios de pequeno porte

R$

279

/mês
checkmark m
30GB Docs em Nuvem
checkmark m
200 Push de Andamentos
checkmark m
01 Advogado Intimações
checkmark m
02 Usuários Inclusos
checkmark m
** Telefonia Voip EasyCall
checkmark m
Gestão de Processos Ilimitados
checkmark m
Gestão Financeira
checkmark m
Automação de Documentos
checkmark m
Agenda de Prazos
checkmark m
Demandas Consultivas
checkmark m
Legal CRM
checkmark m
Contratos e Relatórios
checkmark m
Área de Acesso para 100 Clientes
checkmark m
Jurisprudências Integradas

Start

Ideal para advogados solo

R$

79

/mês
checkmark m
5GB Docs em Nuvem
checkmark m
50 Push de Andamentos
checkmark m
01 Advogado Intimações
checkmark m
01 Usuário Incluso
checkmark m
Cadastro de Clientes
checkmark m
Gestão de Processos
checkmark m
Agenda de Prazos
checkmark m
Cadastro de até 200 Processos
Pensão alimentícia: entenda mais sobre este direito
pensão alimentícia

12/05/2023

Sumário

Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
Você também pode gostar
plugins premium WordPress
Categorias
Materiais Gratuitos