O que é ordenamento jurídico: entenda a importância e funcionamento

5 (5)

05/02/2023

Sumário

Se você possui algum interesse no mundo e mercado jurídico, de certo já deve ter ouvido falar ao menos uma vez sobre o ordenamento jurídico, já que o mesmo em conjunto com o direito em si buscam manter a promoção da justiça social, desenvolvendo e regulamentando regras, leis e normas jurídicas. Contudo, mesmo sendo de extrema importância e relevância para todos (mesmo aqueles que não possuem um interesse em tal mundo), não podemos negar que grande parte das pessoas na atualidade ainda desconhecem as principais características relacionadas a esta expressão.

Para agravar ainda mais o problema, podemos citar que na atualidade existem pouquíssimas plataformas que oferecem informações seguras e confiáveis relacionadas ao mundo jurídico, portanto, isso também inclui as informações relacionadas com a dúvida “o que é ordenamento juridico”. Por conta disso, as dúvidas que costumam ser desenvolvidas perante tal assunto acabam sendo deixadas de lado, a menos que o indivíduo busque analisar por conta própria a legislação, algo raro de acontecer.

Para contornar este problema de uma vez por todas, nós da equipe Easyjur resolvemos separar por conta própria todas as informações que explicam o que é ordenamento jurídico, e assim, as disponibilizamos no artigo a seguir. Tendo isso em mente, recomendamos que você se atente ao máximo em todos os tópicos abaixo.

Mas afinal, o que é ordenamento jurídico?

Para quem não sabe, e como citado mais acima, o conjunto de normas e regras jurídicas são denominadas como ordenamento, também podendo ser chamado como ordem jurídica ou sistema jurídico. O ordenamento se trata da dimensão hierárquica das normas, em outras palavras, regras e princípios do direito de um determinado Estado.

Uma grande característica desta hierarquia, a qual você deve conhecer, é que os dispositivos normativos superiores dão a validade e acabam subordinando os dispositivos normativos de categorias inferiores. Sendo assim, podemos afirmar que Constituição Federal de 1988 ocupa o primeiro lugar do ordenamento, ou seja, o seu ápice, enquanto as demais leis devem ser compatíveis com a mesma.

Assim que uma norma passa a fazer parte do ordenamento, a mesma passa a ser considerada válida, e assim, pode ser qualificada como jurídica, e por outro lado, uma norma que não pertencente ao ordenamento acaba sendo considerada como inválida e não-jurídica. 

 

ordenamento jurídico
ordenamento jurídico

Conheça o objetivo do ordenamento jurídico

Caso não tenha ficado claro, podemos dizer que o objetivo e afinidade do ordenamento jurídico, é de basicamente manter a paz e ordem dentro da sociedade, promovendo assim, a justiça social, algo que acontece por meio das regras, leis e normas.

O que é ordenamento jurídico: Mas o ordenamento é realmente importante?

Algo que você não pode deixar de saber, é que o ordenamento jurídico, além de mediar e regular as condutas, também possui a responsabilidade de regulamentar o modo utilizado para produzir as regras, ou seja, a produção normativa. Sendo assim, o ordenamento jurídico possui uma grande importância para que a sociedade possa se manter em paz e totalmente sob controle, realizando alterações, modificações e extinções de normas quando necessárias.

Saiba o que são normas jurídicas e conheça as principais dentro do Brasil

Para finalizar com chave de ouro, resolvemos explicar o que são e citar as principais normas jurídicas que existem dentro do Brasil, para que assim, você compreenda totalmente o que é ordenamento jurídico, deixando todas as dúvidas para trás.

Bom, existem diversas definições e conceituações que podem se encaixar na expressão “normas jurídicas”, contudo, a mais aceita na atualidade é a definição aceita por diversos juristas, a qual diz que a norma jurídica se trata de algo que determina um certo dever jurídico frente a certas práticas, atos e situações. Quando falamos sobre as principais normas jurídicas que existem dentro do Brasil, podemos citar as seguintes:

  • a Constituição Federal (CF/1988);

  • as leis, decretos e jurisprudência;

  • os atos normativos, resoluções e portarias;

  • os contratos, sentenças judiciais, atos e negócios jurídicos.

Com isso, finalmente é possível afirmar que você já sabe de tudo que diz respeito ao que é ordenamento jurídico, além das suas principais características e até mesmo importância. Caso você ainda apresente alguma dúvida, pode entrar em contato com a nossa equipe (EasyJur), para assim, dar um fim às mesmas para sempre!

Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
Você também pode gostar
17/03/2023