O que é acareação: Tudo que você precisa saber para compreender este procedimento!

07/02/2023

Sumário

É um fato que milhares de assuntos relacionados com o mundo e mercado jurídico acabaram ganhando uma maior atenção na atualidade, como por exemplo, a acareação, algo que pode ser comprovado quando vamos observar a quantidade de pesquisas referentes ao que é acareação.

Contudo, mesmo com uma grande quantidade de pesquisas, não podemos negar que pouquíssimas plataformas da atualidade oferecem e apresentam informações seguras e verdadeiras sobre o assunto, e por isso, tais dúvidas costumam não ser respondidas, gerando ainda mais dúvidas.

Para dar um fim a este problema de uma vez por todas, nós da equipe EasyJur resolvemos explicar o que é acareação, algo que poderá ser observado em todo o decorrer do artigo a seguir, portanto, busque se atentar ao máximo no mesmo!

Mas afinal, o que é acareação?

Pode-se dizer que a dúvida referente ao que é acareação se tornou uma das mais frequentes e recorrentes em meio a internet na atualidade, algo que você conseguiu observar mais acima, e para solucionar tal problema, também possibilitando com que você se aprofunde ainda mais no assunto posteriormente, resolvemos iniciar este artigo explicando o que é a acareação em si, e logo em seguida, falaremos sobre a lei que regulamenta tal procedimento.

 

Bom, a acareação se trata de um procedimento, o qual está previsto no próprio Código de Processo Civil (CPC), além de também estar presente no Código de Processo Penal (CPP). O seu principal objetivo é realizar a apuração da verdade utilizando o confronto entre as partes, testemunhas e quaisquer outros participantes de um determinado processo judicial, os quais prestaram informações prévias.

 

Você deve saber que tal procedimento está previsto diretamente no artigo 229 do CPP, o qual busca permitir a realização da acareação em todas as situações que apresentarem certa divergência nas declarações entre acusados, ofendidos e testemunhas. Sendo assim, deve ter ficado bem claro que este procedimento é extremamente importante para garantir que a justiça prevaleça dentro dos processos, certo?

 

Também vale citar que, dentro do CPC, é possível observar a acareação e a sua regulamentação no artigo 461, o qual possui o objetivo de possibilitar a realização da acareação nas situações em que as partes e testemunhas darem declarações divergentes sobre os fatos do processo que estão participando.

 

o que é acareação
o que é acareação

 

O que diz a lei da acareação?

Com isso, agora podemos afirmar que você já sabe o que é acareação, entretanto, para complementar ainda mais os seus conhecimentos, resolvemos separar os artigos das leis que regulamentam a acareação.

Lei da acareação no Código de Processo Penal:

“Art. 229.  A acareação será admitida entre acusados, entre acusado e testemunha, entre testemunhas, entre acusado ou testemunha e a pessoa ofendida, e entre as pessoas ofendidas, sempre que divergirem, em suas declarações, sobre fatos ou circunstâncias relevantes.

Parágrafo único.  Os acareados serão reperguntados, para que expliquem os pontos de divergências, reduzindo-se a termo o ato de acareação.”

Lei da acareação no Código de Processo Civil

Art. 461.  O juiz pode ordenar, de ofício ou a requerimento da parte:

I – a inquirição de testemunhas referidas nas declarações da parte ou das testemunhas;

II – a acareação de 2 (duas) ou mais testemunhas ou de alguma delas com a parte, quando, sobre fato determinado que possa influir na decisão da causa, divergirem as suas declarações.

  • 1o Os acareados serão reperguntados para que expliquem os pontos de divergência, reduzindo-se a termo o ato de acareação.
  • 2o A acareação pode ser realizada por videoconferência ou por outro recurso tecnológico de transmissão de sons e imagens em tempo real.

Art. 462.  A testemunha pode requerer ao juiz o pagamento da despesa que efetuou para comparecimento à audiência, devendo a parte pagá-la logo que arbitrada ou depositá-la em cartório dentro de 3 (três) dias.

Art. 463.  O depoimento prestado em juízo é considerado serviço público.

Parágrafo único. A testemunha, quando sujeita ao regime da legislação trabalhista, não sofre, por comparecer à audiência, perda de salário nem desconto no tempo de serviço.

Ainda com dúvidas?

Se mesmo após analisar com calma todas as informações citadas acima, inclusive o parágrafo em que disponibilizamos as leis relacionadas a acareação, você ainda não souber o que é acareação, ou possuir dúvidas referentes ao assunto, você pode entrar em contato com a nossa equipe EasyJur, para assim, dar um fim às suas dúvidas de uma vez por todas!

Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
Você também pode gostar
17/03/2023