Blog

[MODELO] Quesitos da defesa para perícia de insanidade mental

QUESITOS DA DEFESA PARA PERÍCIA DE INSANIDADE MENTAL

 

PR …………………………………………………

Acusado ………………………………………………………………………..

 

 

1. Ao tempo da ação imputada, era o(a) acusado(a) portador de doença mental ?

 

 

2. Em caso afirmativo, qual a doença mental e quais são os seus sintomas ?

 

 

3. Essa doença o(a) tornava inteiramente incapaz de entender o caráter criminoso do fato cuja prática lhe é imputada ?

 

 

4. Se era capaz de entender o caráter criminoso do fato, o(a) acusado(a) era inteiramente incapaz de determinar-se de acordo com esse entendimento ?

 

 

5. Se negativa a resposta ao 1o quesito, o(a) acusado(a) é portador de desenvolvimento mental incompleto ou retardado ?

 

 

6. Em caso afirmativo, esse desenvolvimento mental incompleto, ou retardado, o(a) tornava inteiramente incapaz de entender o caráter criminoso do fato ?

 

 

7. Se era capaz de entender o caráter criminoso do fato, esse desenvolvimento mental incompleto, ou retardado, o tornava inteiramente incapaz de determinar-se de acordo com esse entendimento ?

 

 

8. Em virtude desse desenvolvimento mental incompleto, ou retardado, o(a) acusado(a) era apenas parcialmente capaz de entender o caráter criminoso do fato (parágrafo único do art.26 do CP) ?

 

 

9. Se era capaz de entender o caráter criminoso do fato, total ou parcialmente, era o(a) acusado(a), em virtude desse desenvolvimento mental incompleto, ou retardado, apenas parcialmente capaz de determinar-se de acordo com esse entendimento (parágrafo único do art.26 do CP) ?

 

 

10. Se negativas as respostas ao primeiro e quinto quesitos, era o(a) acusado(a) portador de alguma perturbação da saúde mental ao tempo da ação imputada?

 

 

11. Em virtude dessa perturbação da saúde mental, era o(a) acusado(a) apenas parcialmente capaz de entender o caráter criminoso do fato (parágrafo único do art.26 do CP) ?

 

 

12. Se era capaz de entender o caráter criminoso do fato, total ou parcialmente, era o(a) acusado(a), em virtude dessa perturbação da saúde mental, apenas parcialmente capaz de determinar-se de acordo com esse entendimento (parágrafo único do art.26 do CP) ?

 

 

13. O(a) acusado(a) era oligofrênico ao tempo do fato ?

 

 

14. À vista do quadro sintomatológico que apresenta o(a) acusado(a), e das condições em que teria desenvolvido-se a ação criminosa, poderia o(a) acusado(a) ter agido sob a influência de algum trauma psicológico, ou qualquer outra causa, que lhe causasse um momentâneo lapso de entendimento ou de determinação?

 

 

15. Qual o tratamento psiquiátrico aconselhável para o(a) acusado(a) ?

 

 

 

 

Rio de Janeiro, ………… de ………………………………….. de …………………..

 

 

 

 

 

 

 

 

Faça o Download Gratuito deste modelo de Petição

Compartilhe

Categorias
Materiais Gratuitos