[MODELO] Divórcio com pedido de guarda de filhos, partilha de bens e pensão alimentícia
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ….ª VARA
…. (nome completo), …. (nacionalidade), …. (estado civil), ….. (profissão), portador da cédula de identidade RG nº …., inscrito no CPF/MF sob nº …., residente e domiciliado à …. (endereço completo: rua [av.], nº, complemento, bairro, cidade, CEP, UF), por seu Advogado e bastante procurador constituído na forma do incluso instrumento de mandato (doc.01) e ao final subscrito, com fulcro no artigo 226, § 6º da Constituição Federal e artigos 24 e seguintes da Lei nº 6.515/77, vem, respeitosamente, à honrosa presença de Vossa Excelência, pleitear DIVÓRCIO do vínculo matrimonial contraído com …. (nome completo), …. (nacionalidade), ….(estado civil), …. (profissão), portador(a) do RG nº …. e CPF nº …. (se conhecidos), residente e domiciliado(a) na ….. (endereço completo: rua [av.], nº, complemento, bairro, cidade, CEP, UF), pelos motivos de fato e de direito abaixo aduzidos:
DOS FATOS
O(A) Requerente é casado(a) com a(o) Requerida(o) desde …. (dia, mês, ano), conforme faz prova a inclusa certidão de casamento religioso com efeito civil (doc).
A partir de …. (ano) o casal passou a ter várias crises de convívio e relacionamento conjugal, culminando com a saída do(a) Requerente do lar no mencionado ano de ….
Obteve, o(a) Requerente, mediante Medida Cautelar o Alvará de Separação Provisória de Corpos – processo nº …. proferido pelo MM Juízo da ….ª Vara …. do Foro …., em …. (dia, mês e ano), autorizando o(a) cônjuge varão(virago) a afastar-se do lar, conforme cópia em anexo (doc. ….)
Ocorre que, tempestivamente o(a) Requerente ajuizou Ação de Separação Judicial, cuja sentença proferida em …. (dia, mês e ano) decidiu pela improcedência do pedido, cujas cópias seguem em anexo (docs. 04/06), da qual demonstrando inconformismo interpôs recurso de apelação perante o Egrégio Tribunal de Justiça de ….
No entanto, por votação unânime a ….ª Câmara Civil negou provimento ao recurso em …. (dia, mês e ano) já transitado em julgado. (doc ….).
DO DIREITO
Mesmo diante da negativa do Judiciário em acolher o pedido inicial de Separação Judicial, o(a) Requerente está afastado(a) do lar desde a data da propositura daquela ação até a presente data, ou seja, desde …. (ano), no entanto, recusando-se o(a) Requerido(a) a concordar com o pedido de divórcio.
Assim, após muito mais que o lapso temporal mínimo de 2 (dois) anos que a Lei no 6.515/100077 lhe impõe, usa o (a) Requerente do direito que os artigos 24 e seguintes da Lei adjetiva lhe concede e aguarda a tutela jurisdicional deste MM. Juízo.
De modo que não resta alternativa senão recorrer ao Judiciário e ter a extinção da sociedade conjugal.
DA GUARDA DO(S) FILHO(S)
Deste vínculo matrimonial nasceu (ou nasceram): …. (nome completo), nascido em …. (dia, mês e ano), contando hoje com …. (….) anos de idade, estando sob a guarda …. (do pai ou da mãe) (detalhar o nome e demais dados de cada filho do casal)
DOS BENS E DA PARTILHA
Na constância do casamento, os cônjuges adquiriram além dos bens que guarneciam a casa, os seguintes: (descrever os bens móveis e imóveis com toda a maior caracterização possível, como número de documento ou título aquisitivo, valor de mercado, conta bancária, ações, créditos e dívidas).
O(a) Requerido(a) propõe que os bens sejam partilhados da seguinte maneira: (especificar a partilha desejada mencionado cada bem individualmente e a quem será atribuído).
DA PENSÃO ALIMENTÍCIA
O pleito de pensão alimentícia para os filhos menores teve seu procedimento próprio perante a Douta ….ª Vara …. do Foro …., cujos autos de processo receberam o nº …. e o valor fixado fora determinado com desconto em folha de pagamento.
Assim, requer manter o desconto de ….% (…. por cento) de seus rendimentos líquidos a título de prestação alimentícia para os filhos e que continuem sendo descontados em folha de pagamento.
Registre Vossa Excelência que tanto o Requerente quanto a Requerida já constituíram novas famílias e novo convívio com outros companheiros, sendo também capazes física e mentalmente de obterem seu próprio sustento.
DO USO DO NOME
Requer que a Requerida volte a usar o nome de solteira, qual seja: …. (nome de solteira da Requerida), averbado perante o competente Registro Civil, mediante expedição desse MM Juízo do mandado de averbação.
REQUERIMENTOS FINAIS:
Requer a citação pessoal do(a) Requerido(a), para que querendo, tempestivamente, conteste a presente ação, sob pena de revelia e confissão.
Pretende provar o alegado por todos os meios de provas em direito admitidos, especialmente pelo depoimento pessoal do(a) Requerido(a), juntada de novos documentos, oitiva de testemunhas a serem arroladas em momento oportuno, bem como as demais provas que se fizerem necessárias.
Requer seja intimado o Ilustre Representante do Ministério Público para atuar no feito.
Por fim, requer seja a presente julgada PROCEDENTE, decretando-se o DIVÓRCIO nos exatos termos da exordial.
À presente atribui-se o valor de R$ …. (valor por extenso)
para todos os efeitos legais.
Nestes termos,
Pede Deferimento.
………………, …… de ………………. de ……….
(local e data)
……………………………
Advogado(nome)
OAB/……. nº ………………..