Lei 14133: Tudo que você precisa saber para conhecer as novas mudanças da Lei Geral de Licitações

4 (6)

19/01/2023

Sumário

Se você acompanha o mundo jurídico e legislativo, de certo já deve ter notado que as leis costumam apresentar constantes e recorrentes alterações, para que assim, possam acompanhar as demandas e o desenvolvimento da sociedade em si. Dentre as últimas leis que foram atualizadas, e assim, despertaram o interesse de milhares de pessoas, mas principalmente dos estudantes que estão em busca de realizar a Prova OAB e se formar em direito, é a lei 14133.

Contudo, não podemos negar que as atualizações e modificações de leis tendem a ocasionar o desenvolvimento de muitas dúvidas, principalmente quando nos referimos aos estudantes, e por isso, os mesmos devem conhecer tudo que diz respeito à lei 14133, evitando que tenham quaisquer problemas durante a sua formação.

Para auxiliar estes estudantes, além de outras pessoas que desejam saber um pouco mais sobre a Lei Geral de Licitações, nós da equipe EasyJur resolvemos separar e disponibilizar todas as principais informações que se referem a mesma, algo que poderá ser observado no artigo a seguir, portanto, se atente ao máximo no mesmo. 

Qual o verdadeiro intuito e objetivo da lei 14133?

Antes de falarmos sobre qualquer coisa, é fundamental explicarmos o verdadeiro intuito e objetivo que a lei 14133 tem, para que assim, possamos nos aprofundar no assunto e comentar sobre as mudanças que tal lei apresentou.

Quando pensamos em sua origem, podemos dizer que a Lei Geral de Licitações possui o objetivo de garantir que a área da Administração Pública realize e cumpra contratações completamente imparciais e justas, evitando em todas as situações alguma escolha imprópria ou que acabe se desvirtuando do interesse coletivo.

Contudo, a Administração Pública em si é uma área que apresenta constantes alterações e adaptações, e por conta disso, a lei 14133 também necessitou se alterar e adaptar, para assim, conseguir se tornar mais adequada a todas as mudanças que a Administração Pública apresentou nos últimos anos.

 

Lei 14133: Tudo que você precisa saber
Lei 14133

Lei 14133: Conheça as principais mudanças que aconteceram nos processos de Licitação

Com isso, agora que você já sabe o que é a lei 14133, pelo menos em sua origem, e também já sabe do motivo pela qual ter sido alterada e modificada, finalmente chegou o momento de conhecer todas as principais mudanças que aconteceram nesta lei.

Dentre todas as mudanças, pode-se dizer que a mais importante e relevante está diretamente ligada com as modalidades de licitação, já que, de acordo com as novas alterações da lei, as modalidades são: pregão, concorrência, concurso, leilão e até diálogo competitivo. 

Além disso, também vale citar que as últimas alterações retiraram completamente a tomada de preço e até mesmo o convite da lei 14133, algo que confunde milhares de profissionais até hoje.

Outro grande destaque em relação às alterações, o qual compete de igual com as citadas acima, é em relação a modalidade de diálogo competitivo, que foi criada somente nas novas edições, ou seja, não existia nas versões anteriores e mais tradicionais da Lei Geral de Licitações.

O diálogo competitivo também pode ser definido como uma modalidade de licitação a qual visa contratação de obras, serviços e compras em que a Administração Pública realiza diálogos com licitantes previamente selecionados mediante critérios objetivos, algo que foi literalmente prescrito e retirado da lei.

Mudanças com menores impactos e influência

Assim, podemos dizer que você já conhece as principais mudanças da Lei Geral de Licitações, contudo, não podemos negar que existem inúmeras outras mudanças um pouco menores e que apresentam menos impactos, as quais você também deve conhecer. Estas mudanças são:

  • Mudanças nas fases da licitação, adicionando uma camada de cuidado;
  • Duração dos contratos, se estendendo até 5 anos e programando até 10;
  • Diretrizes sobre a divulgação do orçamento, já que agora deve ser feito de maneira sigilosa;
  • Sempre que possível deve-se optar por realizar a licitação de maneira eletrônica (ou seja, preferencialmente eletrônica);
  • Demais mudanças que buscam otimizar os processos licitatórios, deixando-os mais ágeis e práticos para todos.

Com isso, finalmente podemos afirmar que você já está por dentro de tudo que diz respeito ao conceito e principais mudanças apresentadas pela nova lei 14133.

Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
plugins premium WordPress