TUTELA DE URGÊNCIA – CAUTELAR – NASCITURO – NOVO CPC
EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ____________ DA COMARCA DE __________________ – ___
Pular 10 linhas
___________, brasileira, casada, (profissão), RG nº __________/SSP, CPF nº ___.___.___-__, Nascida em __/__/____, Filiação _________ e _________, Residente na Rua _________, nº __, Bairro _________, na Cidade de _________, CEP _____-___, por seu representante infra-assinado, que receberá as intimações na Rua _________, nº __, Bairro _________, na Cidade de _________, CEP _____-___, e-mail __________ (doc. 1), vem, perante Vossa Excelência, propor
MEDIDA COM PEDIDO DE TUTELA DE URGÊNCIA DE NATUREZA CAUTELAR DE POSSE EM NOME DE NASCITURO,
com fundamento nos arts. 300 e ss.do CPC/2015, contra
1) ___________, brasileiro, casado, (profissão), RG nº __________/SSP, CPF nº ___.___.___-__, Nascido em __/__/____, Filiação _________ e _________, Residente na Rua _________, nº __, Bairro _________, na Cidade de _________, CEP _____-___;
2) ___________, brasileiro, casado, (profissão), RG nº __________/SSP, CPF nº ___.___.___-__, Nascido em __/__/____, Filiação _________ e _________, Residente na Rua _________, nº __, Bairro _________, na Cidade de _________, CEP _____-___;
3) ___________, brasileiro, casado, (profissão), RG nº __________/SSP, CPF nº ___.___.___-__, Nascido em __/__/____, Filiação _________ e _________, Residente na Rua _________, nº __, Bairro _________, na Cidade de _________, CEP _____-___;
4) ___________, brasileiro, casado, (profissão), RG nº __________/SSP, CPF nº ___.___.___-__, Nascido em __/__/____, Filiação _________ e _________, Residente na Rua _________, nº __, Bairro _________, na Cidade de _________, CEP _____-___; e
5) ___________, brasileiro, casado, (profissão), RG nº __________/SSP, CPF nº ___.___.___-__, Nascido em __/__/____, Filiação _________ e _________, Residente na Rua _________, nº __, Bairro _________, na Cidade de _________, CEP _____-___, todos herdeiros do falecido _______, pelos fatos que passa a expor:
DOS FATOS E FUNDAMENTOS
A Requerente foi casada com Sr. __________, falecido no dia __/__/__, e encontra-se grávida do mesmo (conforme cópia da certidão de casamento e da certidão de óbito em anexo – Docs. __ e __). Deseja, assim, provar sua gravidez, para assegurar os direitos hereditários de seu filho que há de nascer.
Conforme garante o Código Civil de 2002, in verbis:
"Art. 2º A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro." (Grifo nosso).
Também temos no Art. 300 do CPC/2015:
"Art. 300. A tutela de urgência será concedida quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo."
O medo da requerente é que os herdeiros supracitados registrem bens e transfiram imóveis advindos por herança do de cujus ou ainda, se apossem de créditos ou valores que pertenceriam ao nascituro. Sendo patente o perigo de dano aos direitos do futuro filho da requerente.
Comprovando-se o estado de gravidez da requerente, que seja determinado a reserva de bens correspondente ao quinhão do nascituro, conforme Artigo 650 do CPC/2015, verbis:
"Art. 650. Se um dos interessados for nascituro, o quinhão que lhe caberá será reservado em poder do inventariante até o seu nascimento."
DOS REQUERIMENTOS
Ex positis, requer:
O conhecimento e apreciação da presente ação, sendo concedida a tutela de urgência cautelar, em caráter antecedente, inaudita altera parte, para que Vossa Excelência garanta os direitos do nascituro, oficiando-se aos __º Ofício de Registro de Imóveis desta Comarca, para que se abstenham de transferir, alienar ou efetivar qualquer ato em relação a matrícula nº __________, e determine a dispensa da caução conforme art. 300, § 1º, do CPC/2015.
Se V. Exª entender necessário, determine o exame médico da requerente para provar seu estado de gravidez;
Concedida a tutela de urgência em caráter antecedente, cf. art. 305 do CPC/2015, requer que os réus sejam citados, para que contestem os pedidos e indiquem as provas que pretendem produzir, cf. art. 306 do CPC/2015, e que caso não o façam, os fatos alegados pela autora presumir-se-ão aceitos pelos réus como ocorridos, e o juiz decidirá dentro de 5 (cinco) dias, cf. art. 307, caput, caso contestem se observará o procedimento comum, cf. art. 334 do CPC/2015
Almeja-se provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos.
Atribui-se à causa o valor de R$ ________.
Nestes termos,
Pede deferimento.
[Local] [data]
__________________________________
[Nome Advogado] – [OAB] [UF].
A nossa missão é lutar por essa causa lado a lado do advogado em busca de honrar os valores da advocacia, garantir os direitos fundamentais da sociedade e resgatar o verdadeiro status quo do operador do direito.
A nossa missão é lutar por essa causa lado a lado do advogado em busca de honrar os valores da advocacia, garantir os direitos fundamentais da sociedade e resgatar o verdadeiro status quo do operador do direito.