Blog

[MODELO] Transferência de Guarda – Pedido de Guarda Provisória

Transferência de Guarda – Pais, vêm através da presente inicial, juntamente, com o consentimento do menor, requerer transferência de guarda, declarando ser benéfico, tal procedimento, ao filho. No entanto, requerem apenas a guarda provisória.

EXMO. SR. DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ….ª VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE ….

Ref: Transferência de Guarda

……………………………………….. (qualificação), do comércio, portador da Cédula de Identidade/RG nº …., inscrito no CIC/MF sob o nº …., domiciliado nesta Cidade e residente na Rua …. nº …., e

……………………………………….. (qualificação), portadora da Cédula de Identidade/RG nº …., inscrita no CIC/MF sob o nº …., domiciliada nesta Cidade e residente na Rua …. nº ….,

ambos, por seu advogado adiante assinado, vêm com o respeito e acatamento devidos a V. Exa., expor e, ao final, requerer o que segue:

Em comum acordo entre as partes ora suplicantes, o varão pretende transferir a guarda de seu filho menor, …., em caráter provisório, para a genitora, Sra. ….;

A referida decisão atende a manifesto interesse do menor e de sua mãe; ele pretende morar com sua mãe, na …., onde a mesma já se encontra, para que o mesmo desenvolva atividades de estudo e trabalho naquele país;

O genitor, visando sempre o melhor para seu filho e entendendo que o mesmo pode se beneficiar com a qualidade de ensino ministrado naquele país, concorda com a transferência do menor, tornando a genitora, Sra. …., em caráter provisório, a guardiã do mesmo, enquanto ele lá se encontrar.

Outrossim, a Justiça pátria enfatiza algumas situações em que o menor é beneficiado por tal homologação, como demonstra pacífica jurisprudência:

"Menor.Guarda.A alteração de cláusula sobre guarda de menor deve atender aos interesses deste." (TJPR – Apelação Cível 479/85, Paraná Judiciário, 15/67 – Banco de Dados da Juruá).

Nesse mesmo prisma, a Lei 6.515/77, artigo 13:

"Se houver motivos graves, poderá o juiz, em qualquer caso, a bem dos filhos, regular por maneira diferente da estabelecida nos artigos anteriores a situação deles com os pais." (Original sem grifos)

Diante do exposto e o que mais, certamente, será suprido pelo notório saber jurídico de V. Exa., requerem os suplicantes, seja recebido o presente pedido, ouvindo-se o ilustre representante do Ministério Público, para que em benefício do menor, seja acolhido o presente pleito, como é de Direito, transferindo-se a guarda do menor retro referido, à sua mãe, ora suplicante.

Dá-se ao valor da causa R$ …. (….).

Pedem Deferimento

…., …. de …. de ….

……………….

Advogado OAB/…

Faça o Download Gratuito deste modelo de Petição

Compartilhe

Categorias
Materiais Gratuitos