[MODELO] Título sugerido: “Embargos de Divergência – Reforma do Acórdão pela Divergência Jurisprudencial”
EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (ou Superior Tribunal de Justiça)
EMBARGANTE: ………..
ENBARGADO: ……….
RECURSO Nº ……..
…………………….. (nome completo), nos Autos da Ação de ……., processo nº ….., movida em face de ……….. (nome completo), todos já devidamente qualificados, por seu Advogado e bastante procurador ao final assinado, inconformado com o acórdão exarado pela …….. Turma, vem, respeitosamente, à honrosa presença de Vossa Excelência, interpor EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA por faculdade legal, com as razões em anexo.
………., …. de …………. de ……….
(local e data)
………………………..
Advogado (nome)
OAB/….. nº ……….
RAZÕES DO EMBARGANTE
CONSPÍCUOS JULGADORES
O Acórdão de nº …., deste Colendo Tribunal, exarado no Recurso …….. (especial ou extraordinário) de nº …, causou decisão desfavorável ao Embargante em sua pretensão.
Embora a decisão da Colenda Turma esteja coberta do notável saber jurídico, ela diverge frontalmente com uma outra decisão prolatada pela …..(seção ou pela plenária).
No processo sub judice, o acórdão exarado diz:
“…………..” (fazer a transcrição da ementa)
Em outro acórdão, diz-se:
“…………”(fazer a transcrição da ementa)
Analisando as decisões acima transcritas, vê-se que o julgamento proferido pela Douta …… (Seção ou Plenária) é totalmente oposto ao daquele acompanhado pela presente Turma.
Naquele julgamento, tanto o relatório quanto os fundamentos revelam que os fatos e a causa de pedir são muito semelhantes.
Como se pode notar ………… (fazer outras argumentações que mostram a divergência entre outras decisões e a proferida pela Turma no referido recurso).
Isto posto, requer o reexame do acórdão em tela, reformando-o no sentido do acórdão da respeitável …… (Seção ou Plenária).
Decidindo pela reforma do acórdão, Vossas Excelências estarão certamente cumprindo o honroso mister de distribuição de Justiça.
………., …. de …………. de ……….
(local e data)
………………………..
Advogado (nome)
OAB/….. nº ……….