logo easyjur azul

Blog

[MODELO] SUSPENSÃO DO PÁTRIO PODER – FALTA DE CUIDADOS E RISCOS AO MENOR

PÁTRIO PODER – SUSPENSÃO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA Vara da Infância e da Juventude DA COMARCA _______

(mínimo 12 espaços)

O representante do Ministério Público infra assinado, vem, perante esse juízo, expor e requerer o seguinte:

1. (nome, qualificação e endereço) tem filhos menores, um deles, de cerca deanos.

Como consta da representação dos recortes do jornal(docs. n.ºs _), o pai, dado ao vício da embriaguez, e faltando aos deveres paternos, deixa o filho entregue aos azares da sorte, perambulando pelas ruas do bairro, exposto aos perigos de más companhias, e inclusive de viciados e traficantes de tóxico.

Segundo o recorte de jornal, e a representação, faltam ao menor os cuidados paternos, e, não fosse a dedicação materna, sombrio seria o seu destino.

2. "Se o pai, ou mãe, abusar do seu poder faltando aos deveres paterno ou arruinando os bens dos filhos, cabe ao juiz, requerendo algum parente, ou o Ministério Público, adotar a medida, que lhe pareça reclamada pela segurança do menor e seus haveres, suspendendo até quando convenha o pátrio poder" (Código Civil, art. 394).

"Aos pais compete o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais" *Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n.º 8.069, de 13.07.1990, art. 22). "A perda e a suspensão do pátrio poder serão decretadas judicialmente, em procedimento contraditório, nos casos previstos na legislação civil, bem como na hipótese de descumprimento injustificado dos deveres e obrigações a que alude o art. 22" (art. 24).

Amplo é o arbítrio do juiz, na procura da medida adotável, "reclamada pela segurança do menor e seus haveres", de tal como restringindo, delimitando os poderes paternos.

Pelo exposto, requer a citação do pai para, no prazo de 10 dias, alegar o que lhe convier, impugnando, se for o caso, o pedido.

Espera, afinal, que Vossa Excelência decrete a suspensão do pátrio poder, ou adote a medida que, em sua alta sabedoria e experiência, for adequada, em prol da segurança do menor, inclusive, se necessário, decretando suspensão liminar do pátrio poder, até julgamento definitivo da causa (Estatuto, art. 157).

Requer sejam ouvidas as testemunhas abaixo arroladas.

N. termos, Espera deferimento.

____________ de ____________ de 20____.

Assinatura do Procurador de Justiça

Rol de testemunhas: (nome, qualificação e endereços).

Faça o Download Gratuito deste modelo de Petição

Compartilhe

Categorias
Materiais Gratuitos