logo easyjur azul

Blog

[MODELO] Reclamação Trabalhista – Vínculo, Direitos e Rescisão

RECLAMAÇÃO TRABALHISTA – INICIAL

Exmo.Sr. Dr. Juiz da Vara da Justiça do Trabalho de …………………………….

(nome, qualificação e endereço), por seu advogado infra-assinado (doc. anexo), com escritório situado à rua…., onde recebe intimações e avisos, vêm à presença de V. Exa., propor a presente RECLAMAÇÃO TRABALHISTA contra a empresa….. com sede na cidade de……. à rua………, inscrita no CNPJ sob o n.º….. o que faz em vista das seguintes razões de fato e de direito:

1. O reclamante foi admitido para prestar serviços no estabelecimento comercial da reclamada, na função de balconista e serviços gerais, em data de …….

2. Entretanto, sua CTPS não foi anotada até a presente data.

3. Durante todo o pacto laboral, o reclamante foi remunerado com um salário mínimo mensal.

4. A jornada de trabalho cumprida pelo autor, no decorrer de todo o contrato verbal de trabalho, sempre foi das 8:00 às 18:00 horas, de segunda a sexta-feira, com a concessão de uma hora para refeição e aos sábados laborava das 8:)) às 12:00 horas, prestando, pois, cinco horas extras por semana.

5. O reclamante foi dispensado sem justa causa em data de …. não tendo recebido os consectários legais.

6. Entretanto, na remota hipótese do empregador negar a dispensa, deve o colegiado pronunciar a rescisão indireta do contrato de trabalho, a teor do que autoriza a alínea “d” do art. 483 da CLT, com a condenação do reclamado, nas verbas rescisórias.

7. Isto posto reclama:

a) A declaração de existência de vínculo empregatício referente ao período de ….. a …….., com as devidas anotações na CTPS;

b) O pagamento das seguintes parcelas:

– Horas extras, com reflexos nas demais verbas;

– Aviso prévio;

– 13.º Salário de todo o período laborado;

– Férias + 1/3, vencidas, em dobro, e simples e, ainda, as proporcionais;

– FGTS + 40% de todo o período laborado;

– Seguro Desemprego;

– Indenização pelo não recebimento do PIS.

Por ser pobre no sentido legal, requer o reclamante seja concedido o benefício da Justiça Gratuita, valendo este termo como a declaração exigida pela Lei n.º 5.584/70.

Protesta-se por provar o alegado por todos os meios de provas em direito permitidos, especialmente depoimento pessoal do reclamado, sob pena de confissão, juntada e requisição de documentos e inquirição de testemunhas.

Dá-se à causa o valor de …………

Nestes Termos,

Pede deferimento.

(local e data)

(assinatura e n.º da OAB do advogado)

Faça o Download Gratuito deste modelo de Petição

Compartilhe

Categorias
Materiais Gratuitos