[MODELO] Pedido de interdição de pessoa com deficiência mental
INTERDIÇÃO
EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA VARA
FULANO DE TAL, brasileiro, solteiro, comerciário, residente e domiciliado na Rua Y, 500, Cascadura, nesta Cidade, vem, por seu Advogado(proc. anexo), requerer a V. Exa. a
INTERDIÇÃO
de CICLANA DE TAL, brasileira, solteira, sem profissão, residente e domiciliada no mesmo endereço acima declinado, pelas razões de fato e de direito abaixo elencadas:
1. O requerente é irmão da interditanda, sendo que a última é portadora de deficiência mental, conforme laudo em anexo;
2. Os pais do requerente faleceram, estando portanto a interditanda sem representante legal. Convém ressaltar que a interditanda sempre viveu em companhia do requerente e que desde o falecimento de seus pais encontra-se sob a responsabilidade deste.
3. O requerente possui outros dois irmãos que não se opõem ao pedido formulado por aquele, conforme declaração em anexo.
Ante o exposto, e com fundamento nos artigos 1177 e segs. do Código de Processo Civil e 446 e segs. do Código Civil, requer a V. Exa.:
a) A citação da interditanda, no endereço retrodeclinado, para comparecer à audiência a ser designada por V. Exa. a fim de ser submetida a interrogatório, como dispõe o artigo 1181 do Código de Processo Civil, podendo impugnar o pedido presente no prazo de cinco dias a contar da audiência.
b) seja deferida ao requerente a ADMINISTRAÇÃO PROVISÓRIA dos interesses da interditanda.
c) seja a curatelanda submetida a exame por perito nomeado por V. Exa., a fim de apurar a alegada incapacidade e, em audiência prevista no art. 1181 do CPC, seja ouvido o interditando e o representante do Ministério Público.
d) seja, ao final, decretada a interdição da requerente com a nomeação do requerente como seu CURADOR. .
Protesta por todos os meios de prova admitidos em direito. .
Dá-se à causa o valor de R$
P. deferimento
………………………….,………de……………de…….
Art. 39, I do CPC – Endereço profissional