logo mes do consumidor

30% OFF nos planos

+ 20% OFF na implantação estratégica

Para aproveitar o ÚNICO SOFTWARE JURÍDICO com IA de verdade

Blog

[MODELO] Pedido de Apuração de Haveres do Sócio

26. Apuração de Haveres de Sócio

Comentários as Alterações do Novo CPC/15

Nas primeiras declarações, o inventariante disponibilizará dados tanto do patrimônio como dos herdeiros, viabilizando assim a partilha.

Conforme Art. 620, § 1º, II, do NCPC/15, em substituição ao Art. 993, Parágrafo único, II, do CPC/73, do qual trata da “apuração de haveres, se o autor da herança era sócio de sociedade que não anônima,” o legislador manteve a redação do texto anterior, alterando apenas sua disposição no novo ordenamento.

Quadro Comparativo do Novo CPC/15

Art. 993. Dentro de 20 (vinte) dias, contados da data em que prestou o compromisso, fará o inventariante as primeiras declarações, das quais se lavrará termo circunstanciado. No termo, assinado pelo juiz, escrivão e inventariante, serão exarados:

Novo CPC – Art. 620. Dentro de 20 (vinte) dias contados da data em que prestou o compromisso, o inventariante fará as primeiras declarações, das quais se lavrará termo circunstanciado, assinado pelo juiz, pelo escrivão e pelo inventariante, no qual serão exarados:

Parágrafo único. O juiz determinará que se proceda:

Novo CPC – Art. 620 […] § 1º O juiz determinará que se proceda:

II – a apuração de haveres, se o autor da herança era sócio de sociedade que não anônima.

Novo CPC – Art. 620 […] § 1º […] II – à apuração de haveres, se o autor da herança era sócio de sociedade que não anônima.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ª VARA DA COMARCA DE __________, (UF).

_____________(nome do inventariante), por seu advogado infra-assinado, nos autos de inventário dos bens deixados pelo óbito do Sr.(a)________, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência, fundamentado no inciso II do parágrafo único do Art. 993 do CPC/73 (inciso II, § 1º, do Art. 620 do NCPC/15) , dizer que o autor da herança era sócio da empresa ____________, com sede na cidade de ________, à Rua _______, nº______, de acordo com contrato social incluso, motivo por qual requer a devida APURAÇÃO DE SEUS HAVERES, providência a ser feita pelo Contador Judicial por meio do fornecimento dos elementos que forem necessário à sua realização.

Nestes Termos,

Pede deferimento

______, __ de _____ de _____.

_______________________________

Advogado OAB/nº_________

Faça o Download Gratuito deste modelo de Petição

Compartilhe

plugins premium WordPress
Categorias
Materiais Gratuitos