[MODELO] NUNCIAÇÃO DE OBRA NOVA – CONSTRUÇÃO IRREGULAR DE MURO
NUNCIAÇÃO DE OBRA NOVA – CONSTRUÇÃO DE MURO – NOVO CPC
EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ____________ DA COMARCA DE __________________ – ___
Pular 10 linhas
___________, brasileiros, casados entre si, ele construtor, ela do lar, residentes e domiciliados na Rua _________, nº ____, nesta cidade, inscritos respectivamente no CPF sob os nºs _________ e _________ por seus procuradores firmatários, ut instrumento de mandato incluso, estabelecidos profissionalmente nesta cidade, na Rua _________, nº ____, conj. ____, Edifício _________, onde recebem intimações, vem, respeitosamente à presença de V. Exª, para propor:
NUNCIAÇÃO DE OBRA NOVA, nos termos dos artigos 318 e ss. Do CPC/2015
em face de ____________, brasileira, casada, aposentada, residente e domiciliado nesta cidade, na Rua _________, nº ____, Bairro _________, inscrita no CPF sob o nº _________, pelos fatos e fundamentos a seguir descritos:
I. Os requerentes são os legítimos proprietários da casa número 30, da Rua _______, nesta cidade, conforme comprova a escritura do imóvel e memorial descritivo em anexo (docs. 02 e 03).
II. Aproximadamente há 6 (seis) meses, aproveitando-se da ausência dos requerentes, a requerida iniciou a construção de um muro, na divisa dos terrenos de ambas as partes, porém, sem a devida permissão, a requerida adentrou no terreno dos requerentes cerca de 1 (um) metro, além de derrubar uma árvore frutífera.
III. Os requerentes procuraram de todas as maneiras um entendimento com a requerida, porém todas as tentativas de acordo foram infrutíferas.
IV. A requerida prossegue na construção do muro, como se não tivesse ocasionado problema algum.
V. Os direitos dos requerentes devem ser assegurados. Para isto, os requerentes socorrem-se com a presente Ação, objetivando uma liminar.
VI. É uma das regras elementares do Equilíbrio Social que, quem praticar atos (ação ou omissão) que causem prejuízo a outrem, deve suportar as consequências do seu proceder.
Ex Positis, requer:
a. A paralização liminar e imediata da supracitada obra, tendo em vista o periculum in mora e o fumus boni juris;
b. A condenação da requerida a demolir o muro e reconstruí-lo, às suas custas, no local correto, sob pena de, se não o fizer, multa diária a ser determinada por Vossa Excelência, tudo de acordo com os artigos 300 e ss. Do CPC/2015;
c. O conhecimento e a apreciação da presente ação, com designação de audiência de mediação/conciliação, sendo a ré citada com, no mínimo, 20 (vinte) dias de antecedência. Não comparecendo a ré à audiência, sem que, com no mínimo, 10 (dez) dias de antecedência tenha peticionado em contrário à autocomposição, pede a aplicação de multa de 2% do valor da causa, cf. art. 334, §§ 5º e 8º, do CPC/2015;
d. Que a Ré seja informada que poderá contestar a petição inicial, em até 15 (quinze) dias contatos da audiência de mediação/conciliação, de acord com art. 335 do CPC/2015, e caso não conteste a ação, incorrerá em revelia, cf. art. 344 do CPC/2015.
e. A condenação da requerida nas custas e honorários;
f. A procedência do pedido para condenar a requerida a ressarcir os danos sofridos pelo autor;
g. Provar o alegado por todo o gênero de provas em direito admitidas, sem exceção.
Valor da Causa: R$ ______
Nestes termos,
Pede deferimento.
[Local] [data]
__________________________________
[Nome Advogado] – [OAB] [UF].