logo mes do consumidor

30% OFF nos planos

+ 20% OFF na implantação estratégica

Para aproveitar o ÚNICO SOFTWARE JURÍDICO com IA de verdade

Blog

Modelo De Queixa Crime – Difamação

Você é advogado e está lidando com casos de difamação? Não se preocupe, estamos aqui para ajudar! Apresentamos o nosso Modelo de Queixa Crime, uma ferramenta essencial para agilizar o seu trabalho e garantir a defesa efetiva dos seus clientes.

Com apenas alguns cliques, você terá acesso a um documento completo, elaborado por profissionais experientes no ramo jurídico. Nosso modelo abrange todos os aspectos necessários para fundamentar uma queixa crime por difamação, garantindo que você não deixe passar nenhum detalhe importante.

Aproveite essa oportunidade e baixe gratuitamente o nosso modelo de petição. Ele está disponível em formato editável, permitindo que você faça os ajustes necessários para adaptá-lo às particularidades de cada caso.

Não perca tempo, baixe agora mesmo o nosso Modelo de Queixa Crime por Difamação e garanta o sucesso das suas ações judiciais!

 

QUEIXA CRIME – DIFAMAÇÃO

 

Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito do Juizado Especial Criminal da Comarca de..

 

(nome, qualificação e endereço do querelante), por seu advogado in fine assinado, nos autos n.º……, vem, respeitosamente, apresentar a presente QUEIXA-CRIME contra (nome, qualificação e endereço), pelas razões de fato e direito adiante articuladas:

 

  1. O presente feito trata-se de interpelação criminal, cujas explicações preliminares e documentos foram juntados pelo requerido às fls. 28 usque 10007.

 

  1. No entender da vítima, indiscutível o cometimento do crime de difamação, previsto no art. 13000 do Código Penal Brasileiro, cuja ação penal se inicia através da presente queixa-crime.

 

  1. O Código Penal Brasileiro, em seu Capítulo V, trata dos Crimes Contra a Honra, sobrelevando o crime de difamação, como bem define MAGALHÃES NORONHA: 

 

“Difamação: é imputar a alguém fato não-criminoso, porém ofensivo a sua reputação (art. 13000). É, pois, como a calúnia ofensa à honra objetiva e, consequentemente, exige comunicação a terceiro. Dela difere, porque o fato determinado, atribuído a alguém, não é crime, ao revés do que sucede naquela, e também porque, exceção feita dos incisos do § 3.º do art. 138, na calúnia, a imputação há de ser falsa, o que não se dá com a difamação, que pode ser verdadeira” (Direito Penal, vol. 02, 13.ª ed., 100077, fls. 131).

 

  1. A honra objetiva do querelante foi duramente atingida pelas levianas e falsas acusações a ele imputadas pelo querelado.

 

  1. Sob o prisma do crime de difamação, também estão presentes os requisitos básicos para sua caracterização, que comprovam ter sido o querelante atingido em sua reputação enquanto indivíduo, especialmente no apreço que goza junto ao meio social. O momento consumativo ocorreu no instante em que um terceiro (leitores do jornal), que não o ofendido, toma conhecimento da imputação ofensiva à sua reputação. 

 

  1. Destarte, extrai-se dos esclarecimentos na petição acostada nos autos pelo querelado, a certeza absoluta quanto à sua real, direta e contundente intenção em ofender a honra objetiva do querelado, configurando, pois, o dolo necessário para a imputação do delito de DIFAMAÇÃO.

 

  1. A autoria do delito é confessada e ratificada em várias passagens desta petição, sobrelevando o propósito nuclear do crime em manifestar de forma OFENSIVA e DECLARADA, o intuito de difamar o querelante, sugerindo uma atuação irresponsável e lesiva financeiramente aos interesses do ……. quando ocupava a sua presidência.

 

  1. Ex positis, dentro do princípio da sumariedade deste Juizado Especial, requer o recebimento da presente QUEIXA-CRIME contra o querelado, pelo cometimento do crime de difamação, previsto no art. 13000 do Código Penal Brasileiro, citando-o para interrogatório e regular trâmite processual, até final condenação na forma legal.

 

ROL DE TESTEMUNHAS:

 

(nome, qualificação e endereço)

 

Pede Deferimento.

 

(local e data)

 

                                      (assinatura e n.º da OAB do advogado)

Faça o Download Gratuito deste modelo de Petição

Compartilhe

plugins premium WordPress
Categorias
Materiais Gratuitos