[MODELO] Memoriais de Defesa – Impronúncia – Pedido.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA …..VARA DO TRIBUNAL DO JÚRI DA COMARCA DE ….. DO ESTADO DE …

 

(Dez espaços duplos)

 

PROCESSO Nº …….

AUTOR: ……. (indicar o autor da ação )…….

ACUSADO: ……. (nome do acusado)…….

 

O acusado, já qualificado nos autos do processo supra, neste ato representado por seu advogado infra-assinado, com Instrumento de Mandato em anexo (doc. 01), com escritório profissional situado na rua ……., nº ……, bairro ……., cidade de ……. – ……., Cep: ……….., onde recebe intimações e notificações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência, tempestiva­mente apresentar

 

MEMORIAIS DE DEFESA

 

com fundamento por analogia no artigo 403, § 3º, do Código de Processo Penal, e demais dispositivos legais aplicáveis, pelas razões expostas a seguir.

Dos Fatos E DOS DIREITOS

O acusado teria …… (narrar sinteticamente o fato exposto na denúncia)……., sendo-lhe atribuído o cometimento do crime de …… previsto no art. …… do ……. (indicar o diploma legal referente)…….. .

A instrução seguiu-se ……. (fazer uma síntese dos atos havidos durante a instrução)……. .

Diante da manifestação do Ministério Público pela condenação do acusado pela prática do crime que lhe é imposto na denúncia e considerada a complexidade do caso, vem o acusado, tempestivamente, apresentar os memoriais de defesa.

…….. (fazer a explanação com a argumentação de defesa, demonstrando as razões para a impronúncia do acusado, com base no art. 414 do Código de Processo Penal, ou seja, a inexistência da materialidade do fato ou de indícios suficientes de autoria ou de participação)……. .

Oportuno destacar no mesmo sentido o entendimento do mestre ……. (nome do autor)……., in verbis:

 

“……. (citar, se tiver tese doutrinária de autor consagrado que corrobore a sua argumentação. A transcrição deverá ser feita entre aspas, e, ao final, entre parênteses, a indicação do nome do livro, a editora, o ano da publicação e o número da página)…….”.

 

É esse, também, o entendimento jurisprudencial, conforme demonstra a ……. (Ementa ou Súmula) abaixo:

 

“……. (transcrever, se houver, Súmula de tribunais superiores, ou, quando for o caso, a jurisprudência, tendo o cuidado de, evitando a prolixidade, transcrever somente a Ementa, ao final acompanhada da citação da fonte)…….”.

DoS pedidoS

Face ao exposto, requer, com fulcro no art. 414 do Código de Processo Penal, se digne Vossa Excelência decretar a respeitável sentença de Impronúncia do acusado, como medida de justiça.

 

Nestes termos

Pede Deferimento

 

(local e data)

 

Assinatura do advogado com o nº…. na OAB

Ação não permitida

Faça o Download Gratuito deste modelo de Petição

Compartilhe

Categorias
Materiais Gratuitos