[MODELO] MANUTENÇÃO DE POSSE – Turbação e corte de árvores por parte do Réu
MANUTENÇÃO DE POSSE O Autor, possuidor de uma gleba de terra, está sendo turbado, pois o réu derrubou uma cerca que dividia os sítios e vem cortando troncos de árvores pertencentes ao Autor.
Diante de tal situação, o Autor requer sua manutenção liminar na posse, pois se encontra cercado em seu exercício.
EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA …. VARA CÍVEL DE…
……………………………………… (qualificação), residente e domiciliado na Rua …. nº …., no Município de …., por seu advogado e procurador infra-assinado (mandato procuratório anexo), vem mui respeitosamente à presença de V. Exa., propor
MANUTENÇÃO DE POSSE
em face de …………………………. (qualificação), residente na Fazenda …., Município de …. com fundamento no artigo 282 combinado com os arts. 926 a 931 do Código de Processo Civil, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos:
I – FATOS
O autor é possuidor de uma gleba de terra sita no Município …., com a extensão de …. alqueires (doc. nº ….).
Ocorre que, há mais ou menos …. dias, o réu derrubou uma cerca que dividia os dois sítios, e adentrando em terras do requerente, vem continuadamente cortando troncos de árvores para vender como lenha para comerciantes da cidade. (doc. nº ….).
A turbação se iniciou no dia …. passado, tendo, portanto, …. dias de duração. Não obstante mantenha o Autor a sua posse, este se encontra atualmente cercado em seu exercício.
II – O PEDIDO
Pelos motivos de fato e de direito expostos, por ser de justiça, requer preliminarmente a V. Exa. se digne a expedir mandado liminar de manutenção, com a conseqüente citação do réu e de sua esposa nos termos do artigo 224 combinado com o artigo 930 do CPC, para, querendo, contestar a presente ação, sob pena de revelia e confissão. Para demonstrar a veracidade dos fatos alegados o Autor valer-se-á de prova documental e testemunhal, requerendo ainda a condenação do réu em perdas e danos oriundas da turbação bem como no pagamento das custas judiciais e honorários advocatícios.
Dá-se à presente o valor de R$ …., meramente para efeitos fiscais.
Nestes Termos
Pede Deferimento.
…., …. de …. de ….
……………….
Advogado OAB/…