logo mes do consumidor

30% OFF nos planos

+ 20% OFF na implantação estratégica

Para aproveitar o ÚNICO SOFTWARE JURÍDICO com IA de verdade

Blog

[MODELO] Explicação: O título solicitado trata sobre diferentes tipos de hermenêutica, destacando a existência de uma hermenêutica geral e outras especializadas.

O QUE É HERMENÊUTICA? HÁ UMA HERMENÊUTICA GERAL E OUTRAS ESPECIALIZADAS?

Hermenêutica é a ciência que estuda as melhores técnicas para se chegar a uma interpretação a fim de obter o sentido e o alcance das palavras e do texto como um todo. O alcance do sentido e do alcance é direcionado pela vontade, seja da própria lei ou do legislador.

Existe uma hermenêutica que é tida como clássica defendida por Schleiermacher, que pode ser tida como universal ou geral, e nela se incluem os tipos de interpretação Literal, Histórico, Lógico, Teleológico e Sistemático. Nesse tipo de hermenêutica se leva em maior consideração as experiências vivenciadas.

Porém, apesar da visão clássica exposta acima, existem também outros tipos de estudo da interpretação, tais quais a Hermenêutica Analítica, a Hermenêutica Filosófica e a Hermenêutica do Desejo.

Na Hermenêutica Analítica, defendida por Heidegger, a interpretação parte de uma pré- compreensão que também pode ser chamada de ‘círculo hermenêutico’. Ela é tida como uma relação direta entre sujeitos e por isso é considerada muito subjetivista, existencialista e anti-metafísica.

Sob a ótica de Gadamer, defensor da Hermenêutica Filosófica, a interpretação deve levar em consideração tanto o passado quanto o presente, pois a formação histórica influenciaria diretamente à chegada da razão. Ele defende também que o ser/saber viria através de uma interpretação linguística. O texto estabeleceria um sentido enquanto que a norma estabeleceria um significado.

Já a Hermenêutica do desejo desenvolvida por Warat, busca revelar o desejo (intenção) encoberto por trás da escolha de cada palavra utilizada na composição do texto ou da norma. Existe uma ligação entre esse modelo hermenêutico e a Hermenêutica dos sonhos.

Faça o Download Gratuito deste modelo de Petição

Compartilhe

plugins premium WordPress
Categorias
Materiais Gratuitos