[MODELO] Dissolução de Sociedade – Pedido de Extinção – 38 caracteres.
AO MM. JUÍZO DE DIREITO DA 00ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE CIDADE/UF
NOME DO CLIENTE, nacionalidade, estado civil, profissão, portador do CPF/MF nº 0000000, com Documento de Identidade de n° 000000, residente e domiciliado na Rua TAL, nº 00000, bairro TAL, CEP: 000000, CIDADE/UF, por seu Advogado e bastante procurador ao final assinado, conforme instrumento de mandato em anexo (doc.nº 00), com escritório profissional na Rua TAL, nº 00000, bairro TAL, CEP: 000000, CIDADE/UF , onde recebe correspondências e intimações para os atos processuais, vem, respeitosamente, à honrosa presença de Vossa Excelência, com fulcro nos arts. 1.033 e seguintes do Código Civil, propor
DISSOLUÇÃO DE SOCIEDADE
em face de FULANO DE TAL, nacionalidade, estado civil, profissão, portador do CPF/MF nº 0000000, com Documento de Identidade de n° 000000, residente e domiciliado na Rua TAL, nº 00000, bairro TAL, CEP: 000000, CIDADE/UF, pelas razões de fato e de direito que passa a expor.
DOS FATOS
Foi constituído pelas partes sociedade TAL (tipo de sociedade) para o fim TAL (objeto da sociedade), girando sob a denominação de TAL. A sociedade tem o endereço na Rua TAL, nº 00000, bairro TAL, CEP: 000000, CIDADE/UF, cujo contrato social está arquivado na Junta comercial do Estado de TAL (doc. nº 00) e com capital social de R$ 000 (REAIS).
(Obs. mencionar os demais dados constantes do contrato, como as cotas de cada sócio e se houve alterações no contrato social e as datas).
Fatores diversos impediram a continuidade da atividade gerada pela sociedade, que deixou de cumprir seus objetivos chegando a ser fechado o estabelecimento, sem a partilha de patrimônio entre os sócios.
Também o encerramento da empresa foi efetivado junto aos órgãos competentes conforme se prova com os documentos em anexo (docs.nos …).
Porém o Requerido recusa-se a firmar o distrato societário, motivo pelo qual se propõe com a presente ação de dissolução de sociedade.
DO DIREITO
A legislação pertinente, que é o Código Civil prevê as possibilidades de dissolução da sociedade que são:
“Art. 1.033. Dissolve-se a sociedade quando ocorrer:
I – O vencimento do prazo de duração, salvo se, vencido este e sem oposição de sócio, não entrar a sociedade em liquidação, caso em que se prorrogará por tempo indeterminado;
II – O consenso unânime dos sócios;
III – A deliberação dos sócios, por maioria absoluta, na sociedade de prazo indeterminado;
IV – A falta de pluralidade de sócios, não reconstituída no prazo de cento e oitenta dias;
V – A extinção, na forma da lei, de autorização para funcionar.”
A sociedade, também admite ser dissolvida judicialmente, a requerimento de qualquer dos sócios, quando (art. 1.034 do Código Civil):
“I – Anulada a sua constituição;
II – Exaurido o fim social, ou verificada a sua inexequibilidade.”
Pela inviabilidade de manutenção da sociedade, dentre outros motivos autorizadores da dissolução, não tem interesse o Requerente na continuidade de sua existência, uma vez que a mesma de fato já não existe mais.
DO PEDIDO
Diante do acima exposto, requer:
a) seja declarada por sentença a dissolução da sociedade;
b) a citação do Requerido no endereço declinado no preâmbulo desta Exordial, para que conteste a ação no prazo legal, com a advertência de que não o fazendo ser-lhe-ão aplicados os efeitos da confissão e revelia quanto à matéria de fato.
c) provar o alegado por todos os meios de provas em direito admitidas, especialmente pelo depoimento pessoal do Requerido, oitiva de testemunhas, juntada de documentos, expedição de ofícios e precatórias, perícias e demais provas pertinentes.
Requer ao final que a presente seja julgada PROCEDENTE, condenando-se nas despesas processuais e verba honorária.
Atribui-se à presente o valor de R$ 000 (REAIS) para efeitos legais.
Pede Deferimento.
CIDADE, 00, MÊS, ANO
ADVOGADO
OAB Nº