EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DAS EXECUÇÕES CRIMINAIS DA COMARCA DE ……………………..
…………………….. (nome completo), já devidamente qualificado nos autos da EXECUÇÃO DE SENTENÇA CRIMINAL no ………. , cujos autos tramitam por este E. Juízo da Vara das Execuções Criminais desta Comarca de …….. e respectivo Ofício, por seu Advogado, que esta subscreve, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, por esta e na melhor forma de direito, para requerer a CONVERSÃO DO REGIME SEMI-ABERTO EM PRISÃO ALBERGUE DOMICILIAR, pelos motivos de fato e de direito que passa a expor:
1 – Como se pode verificar nos autos do processo em epígrafe, o Requerente foi condenado à pena corporal reclusiva no patamar de …. anos e ……. meses, além da pecuniária, a ser cumprida inicialmente, em regime semi-aberto.
2 – Desde ……….(dia, mês e ano) o Requerente está cumprindo pena e encontra-se preso e recolhido na Cadeia Pública de ……………….
3 – Apesar de condenado a iniciar o cumprimento de sua pena corporal em regime semi-aberto, está ele preso na Cadeia Pública ……., o que equivale ao regime fechado, ou até pior que o regime fechado, dada à notória superlotação dos estabelecimentos penais, dentre os quais inclui-se a Cadeia Pública de ………., além da falta de condições humanas oferecidas pelo estabelecimento adequado ao cumprimento de pena de reclusão em regime fechado.
4 – Notória, também, é a falta de vagas em estabelecimentos adequados ao cumprimento da pena em regime semi-aberto. Assim, nada impede que o Juiz, ciente da carência de vagas, tendo concedido o regime de semiliberdade, proceda à conversão em regime aberto, ao menos até que haja vaga para o ingresso no regime semi-aberto, já que, concedido o regime semi-aberto, não pode mais o condenado permanecer em regime fechado.
De modo que, manter-se o apenado em penitenciária de regime fechado, sob a alegação de inexistência de estabelecimento adequado ao regime semi-aberto, configura patente ilegalidade.
5 – Nada obsta, no caso desses autos, que seja convertido o regime semi-aberto em regime aberto, mesmo em caráter precário e provisório, ao menos até que surja a vaga em estabelecimento adequado ao cumprimento da pena em regime semi-aberto.
Ademais, de acordo com o cálculo de penas de fls…., o Requerente cumpriu 1/6 de sua pena em ………… (dia, mês e ano), podendo progredir para o regime aberto.
7 – DO EXPOSTO, respeitosamente requer a Vossa Excelência se digne ouvir o Ilustre Representante do Ministério Público e conceder ao Requerente a conversão para o regime aberto, uma vez que preenchidos os requisitos objetivos e subjetivos exigidos, por falta de vagas em estabelecimento adequado ao cumprimento da pena em regime de semiliberdade e ausência de estabelecimento adequado ao cumprimento da pena em regime aberto, converter o benefício em albergue domiciliar, mandando que se oficie na forma de praxe, após a devida advertência, atendendo-se aos reclamos da mais pura e cristalina Justiça.
Nestes Termos,
Pede Deferimento.
…………….., …… de …………………. de ……..
(local e data)
……………………………….
Advogado (nome)
OAB/…. no …………