[MODELO] Contestação – Reintegração de posse – Impugnação à Assistência Judiciária Gratuita
CONTESTAÇÃO – REINTEGRAÇÃO DE POSSE – IMPUGNAÇÃO AO BENEFÍCIO DA ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA – NOVO CPC
EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ____________ DA COMARCA DE __________________ – ___
Pular 10 linhas
____________ (nome do réu), já qualificado nos autos da Ação de Reintegração de posse, que lhe move ____________, processo nº ____, por seu advogado ao final subscrito (doc.), o qual recebe intimações na Rua ____________, vem, mui respeitosamente, apresentar sua
CONTESTAÇÃO
à inicial, com fulcro no art. 100 do CPC/2015, pelos fatos que passa a expor:
PRELIMINARMENTE – IMPUGNAÇÃO AO BENEFÍCIO DA ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA
O pedido do Autor de assistência judiciária gratuita não deve prosperar, tendo em vista que __________ (demonstrar os motivos pelos quais a parte não pode solicitar o benefício da Assistência Judiciária Gratuita).
Por esses motivos, requer, com fulcro no art. 100 do CPC/2015, o indeferimento do pedido de Assistência Judiciária Gratuita postulada pelo Autor.
DOS FATOS
Firmaram, autor e réu, contrato de comodato, cujo objeto é o imóvel descrito na inicial (____________), por prazo indeterminado, para uso de réu e sua família como residência.
O réu não se encontra em confortável situação financeira e necessitou do imóvel do autor, mas nas condições estabelecidas inicialmente, ou seja, de forma gratuita, cabendo ao réu o pagamento de condomínio, luz, telefone e imposto predial. O apartamento, anteriormente ao início do contrato de comodato, estava há ____ anos fechado, por falta de oferta à locação, havendo, portanto, o autor, somente encargos com a ociosidade do bem.
Dois meses passados do ingresso do autor no bem, esse passou a assediar o réu a fim de que pagasse pelo uso do bem, ou seja, que fosse acertado o pagamento de uma locação. O réu explicou-lhe a situação e disse que não poderia assumir encargos além dos já assumidos, bem como o fato de ser um valor elevado o requerido pelo proprietário.
As atitudes posteriores do autor fizeram supor ao réu que a oferta do bem em comodato, a fim de se livrar dos encargos, era somente um artifício para conseguir alguém que ocupasse o bem e depois passasse a pagar o valor locatício.
Na data de ____________, o réu entrou em contato com o autor, dizendo, novamente, que não poderia pagar o valor requerido e comunicou que em seis meses desocuparia o imóvel, tempo esse necessário para encontrar outra residência e efetuar a mudança; o autor, então, consentiu com o pedido do réu.
Ocorre que, um mês após o acordo, o autor notificou o réu, conforme dito na inicial, para desocupar o imóvel em trinta dias, tempo insuficiente para cumprimento da determinação e desrespeitando o acordado entre as partes.
Quanto aos alegados danos a serem ressarcidos, tal pedido é infundado, uma vez que o réu recebeu o imóvel em estado pior do que ora se encontra, tendo realizado melhorias, pinturas, consertos, tudo como se verifica das notas fiscais e recibos que se junta. Pelo tempo em que o imóvel ficou ocioso (____), é de se ver que seu estado de conservação não poderia ser dos melhores. Inexiste, portanto, valores a serem pagos a título de danos pelo uso do imóvel.
DOS REQUERIMENTOS
Preliminarmente, requer-se que seja prontamente indeferido o pedido do Autor de assistência judiciária gratuita, tendo em vista que __________ (demonstrar os motivos pelos quais a parte não pode solicitar o benefício da Assistência Judiciária Gratuita).
Em face do exposto, e havendo prova do antedito nos testemunhos das pessoas abaixo arroladas, requer-se a improcedência do pedido reintegratório, nos termos formulados pelo autor, bem como do pedido de ressarcimento de danos, por inexistentes, e do pagamento de aluguéis, visto que a avença inicialmente foi estabelecida por prazo indeterminado e de forma gratuita.
Requer-se, portanto, a oitiva das testemunhas abaixo arroladas, bem como o depoimento pessoal do autor e prova pericial, para comprovar o alegado.
Por fim, requer-se a condenação do autor aos ônus sucumbenciais.
Nesses termos
Pede juntada e deferimento.
____________/UF, __ de __ de 20__.
Advogado
Nº OAB.