[MODELO] “Compromisso de Venda e Compra de Imóvel – Particular”
INSTRUMENTO PARTICULAR DE
COMPROMISSO DE
VENDA E COMPRA DE IMÓVEL
Por intermédio deste instrumento particular de compromisso de venda e compra de imóvel, em que são partes Sra. ………………, brasileira, viuva, inscrita no CPF/MF sob nº.: …………, portadora da Cédula de Identidade RG. nº.: ………….., residente e domiciliada na Av………….., …….., doravante denominada simplesmente ALIENANTE, e do outro lado ……………., brasileiro, solteiro, autônomo, portador da Cédula de Identidade RG nº. …………., inscrito no CPF/MF sob nº.: ………….., residente e domiciliado na Rua …………….., …………., doravante denominado simplesmente ADQUIRENTE, têm, entre si, por justo e contratado o que consta das cláusulas a seguir enunciadas.
CLÁUSULA PRIMEIRA – A ALIENANTE é legítima proprietária do imóvel: apartamento …, localizado no andar térreo do bloco ‘…’, do Conjunto Residencial ……………, situado na Rua ……………, …, Bairro …….., ..o Subdistrito. O imóvel contém a área útil de …….. metros quadrados, área comum de ……… metros quadrados, num total de ……… metros quadrados, correspondendo na totalidade do terreno a fração ideal de ……….%. Tem como matrícula o nº.: ……., registrado na ficha … do livro .. do Registro Geral do ..° Cartório de Registro de Imóveis de …….. Assim, a ALIENANTE se compromete alienar tal bem ao PROMITENTE-ADQUIRENTE, pelo preço total de R$ ………. (……………..), nos termos dos parágrafos seguintes.
Parágrafo único – O ADQUIRENTE paga neste ato, a importância de R$ ………. (……………), em moeda corrente, na qual a ALIENANTE dá plena e geral quitação sob a operação, para nada mais repetir, se dando satisfeita integralmente.
CLÁUSULA SEGUNDA – O ADQUIRENTE está sendo emitido na posse do imóvel nesta Data, declarando, desde já, tê-lo vistoriado em todas as suas áreas e dimensões, achando-o plenamente de acordo com o que foi prometido alienar, não podendo mais reclamar, sobre o estado que este se encontra.
CLÁUSULA TERCEIRA – A posse definitiva do imóvel, com a conseqüente escritura pública de VENDA E COMPRA, será concedida ao ADQUIRENTE, quando este salientar a sua vontade, não podendo a ALIENANTE, se recusar atender o seu solicitado.
CLÁUSULA QUARTA – A ALIENANTE, com a entrega do bem nesse ato, toma ciência que não poderá mais vender ou alugar o referido imóvel, sob pena de ser instaurado ilícito penal e cível, contra mesma.
CLÁUSULA QUINTA: E, por estarem de pleno acordo com o inteiro teor deste instrumento, firmam-no a ALIENANTE e o ADQURIENTE em três vias de idêntico conteúdo, na presença de duas testemunhas idôneas, que a tudo assistiram e dão fé, firmando também este documento.
…/…/…
___________________________ ________________________
Alienante Adquirente
TESTEMUNHAS:
————————————————— —————————————–
Nome: