Easyjur Software Jurídico

Blog

[MODELO] Adjudicação de Bens do Inventário em Favor do Credor

13. Adjudicação de Bens do Inventário em Favor do Credor

Comentários as Alterações do Novo CPC/15

Na hipótese do espólio não ter pago todas as suas dívidas, antes que advenha a partilha, poderão os credores, quando possuírem dívidas vencidas e exigíveis, requerer seu pagamento para satisfazer o seu crédito.

Para a professora Teresa Arruda Alvim Wambier, o procedimento é incidental, consagrado por meio de petição acompanhada de prova literal da dívida, que é distribuída por dependência e autuada em apenso aos autos do processo de inventário. [1]

Finaliza a professora que, in verbis:

“As partes poderão concordar com o pedido de pagamento da dívida. É exatamente a essa hipótese que se refere o dispositivo legal em comento. Assim, havendo concordância, a fim de viabilizar o pagamento pretendido, será separado o dinheiro ou, na sua falta, serão separados bens do espólio suficientes para honrar a dívida, os quais serão alienados de acordo com as regras relativas à expropriação. Também se mostra possível a adjudicação do bem destinado à alienação em favor do credor, desde que todas as partes concordem com o pedido feito pelo credor.” [2]

Quadro Comparativo do Novo CPC/15

Seção VII

Do Pagamento das Dívidas

Arts. 1017 a 1021

Novo CPC – Parte Especial

Livro I – Título III

Capítulo VI – Seção VII

Do Pagamento das Dívidas

Arts. 642 a 646

Art. 1.017. Antes da partilha, poderão os credores do espólio requerer ao juízo do inventário o pagamento das dívidas vencidas e exigíveis.

Novo CPC – Art. 642. Antes da partilha, poderão os credores do espólio reque-rer ao juízo do inventário o pagamento das dívidas vencidas e exigíveis.

Prática

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ª VARA DA COMARCA DE __________, (UF).

_____________ e ______________ (nomes das partes no inventário), e ________________ (nome do credor), por seu advogado infra-assinado, nos autos em epígrafe, vêm respeitosamente à presença de Vossa Excelência, com fulcro no parágrafo 4º, do art. 1.017 do CPC/73 (Art. 642 do NCPC/15), informar que concordam em que os bens objeto do referido inventário sejam ADJUDICADOS AO CREDOR para a satisfação de seu crédito, visto que é superior às forças da própria herança, justificando-se, assim, o presente pedido.

Diante do exposto acima e conforme o consentimento de todos os interessados, pede que se digne Vossa Excelência a deferir o presente pedido, na forma e para os fins de direito.

Nestes Termos,

Pede deferimento

______, __ de _____ de _____.

_______________________________

Advogado OAB nº_________

  1. . Wambier, Teresa Arruda Alvim. Primeiros Comentários ao Novo Código de Processo Civil Artigo por Artigo. 1ª ed. São Paulo. Ed. Revista dos Tribunais. 2.015. pg. 999.

  2. . Ibidem

Faça o Download Gratuito deste modelo de Petição

Compartilhe

Ação não permitida

Categorias
Materiais Gratuitos