logo mes do consumidor

30% OFF nos planos

+ 20% OFF na implantação estratégica

Para aproveitar o ÚNICO SOFTWARE JURÍDICO com IA de verdade

Blog

[MODELO] Ação Revisional de Contrato – Cláusula Abusiva

REVISIONAL DE CONTRATO – CLÁUSULA ABUSIVA – NOVO CPC

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ____________ DA COMARCA DE __________________ – ___

Pular 10 linhas

Nome completo do Requerente, nacionalidade, estado civil, pro ssão, RG nº e do CPF nº, residente e domiciliado na endereço completo, por meio de seu advogado signatário, vem, respeitosamente, perante à presença de Vossa Excelência, propor AÇÃO REVISIONAL DE CONTRATO, em face de Nome completo do Requerido, nacionalidade, estado civil, pro ssão, RG nº e do CPF nº, residente e domiciliado na endereço completo, pelos seguintes fatos e fundamentos:

Dos Fatos

1 – Aos dia, mês e ano, o Autor adquiriu do Réu descrever o objeto comprado pelo Autor.

2 – Ocorre que, aos dia, mês e ano, o bem descrito apresentou descrever os vícios apresentados pelo produto.

3 – Diante de tal situação, o Requerente pleiteou junto ao Requerido a substituição do produto por outro sem vício.

4 – No entanto, seu pedido foi recusado pelo Réu que alegou a cláusula nº do contrato de compra e venda, que o exime da responsabilidade pelos vícios apresentados pelo bem adquirido.

Do Direito

Conforme o art. 51, do Código de Defesa do Consumidor, in verbis: "São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que: I – impossibilitem, exonerem ou atenuem a responsabilidade do fornecedor por vícios de

qualquer natureza dos produtos e serviços ou impliquem renúncia ou disposição de direitos. Nas relações de consumo entre o fornecedor e o consumidor pessoa jurídica, a indenização poderá ser limitada, em situações justi cáveis (…)".

Tendo em vista que a cláusula descrita acima é nula de pleno direito, conforme o dispositivo legal supramencionado, é a presente ação necessária para a modi cação de tal cláusula, a m de que se consigne no contrato a responsabilidade do Requerido pelos vícios do produto por ele fornecidos, obrigando-o a reparar o vício do bem vendido ou trocá-lo por um em perfeitas condições.

Dessa forma, as cláusulas mencionadas devem passar a ser entendidas como "dar nova redação as cláusulas de forma que o contrato seja equilibrado novamente".

Nesse sentido, citar doutrina e jurisprudência.

Do Pedido

Diante do exposto, requer digne-se Vossa Excelência em:

a) determinar a citação da Requerido, com os benefícios do §2° do art. 212 do CPC, para, querendo, contestar a presente ação, sob pena de revelia;

b) julgar totalmente procedente o pedido, alterando a cláusula contratual impugnada para descrever a nova cláusula, condenado o Requerido na troca do produto viciado por um novo em perfeitas condições;

c) condenar o Requerido no pagamento das custas processuais e honorários advocatícios.

Provar-se-á o alegado por meio de todas as provas em Direito admitidas.

Dá-se à presente ação o valor de R$ valor (valor expresso).

Nestes termos,

Pede deferimento.

[Local] [data]

__________________________________

[Nome Advogado] – [OAB] [UF].

Faça o Download Gratuito deste modelo de Petição

Compartilhe

plugins premium WordPress
Categorias
Materiais Gratuitos