EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ….. ª VARA CÍVEL DO FORO …………..
…………………………………..…………….. (nome completo), …..………..………………. (nacionalidade), ……………. (estado civil), ………… (profissão), portador da cédula de identidade RG nº ………………. e inscrito no CPF/MF sob nº …………., residente e domiciliado na ……………. (endereço completo: rua [av.], nº, complemento, bairro, cidade, CEP, UF), por seu Advogado e bastante procurador ao final assinado, conforme instrumento de mandato em anexo (doc. …), com escritório profissional na cidade de ……., na ……………….. (endereço completo: rua [av.], nº, complemento, bairro, CEP, UF), onde recebe correspondências e intimações para os atos processuais, vem, respeitosamente, à honrosa presença de Vossa Excelência, com fulcro no art. 835 do Código Civil e art. 282 do Código de Processo Civil, promover a presente
em face de …………………………………. (nome completo), ……………. (nacionalidade), ……………. (estado civil), ……………. (profissão), portador da cédula de identidade RG nº ………………. e inscrito no CPF/MF sob nº …………., residente e domiciliado na cidade de …………, na ………… (endereço completo: rua [av.], nº, complemento, bairro, CEP, UF), denominado LOCADOR e …………………..(nome completo), ……………. (nacionalidade), ……………. (estado civil), ……………. (profissão), portador da cédula de identidade RG nº ………………. e inscrito no CPF/MF sob nº …………., residente e domiciliado na cidade de …………, na ………… (endereço completo: rua [av.], nº, complemento, bairro, CEP, UF), denominado LOCATÁRIO, pelas razões de fato e de direito que passa a expor e que deverá seguir o procedimento ordinário.
O Requerente é fiador do locatário em contrato de locação residencial, conforme cópia inclusa (doc. ……).
O imóvel é de propriedade do Requerido sendo localizado na ………… (endereço completo conforme contrato de locação), de acordo com o contrato de locação cuja cópia autenticada se junta para instruir a presente demanda.
Analisando as cláusulas contratuais não há menção quanto a renúncia aos direitos estatuídos no art. 1.500 do Código Civil, o que faculta ao Requerente exonerar-se da fiança, uma vez que o referido contrato fora renovado por prazo indeterminado.
Por não ser mais conveniente ao Requerente permanecer vinculado ao referido contrato de locação na condição de fiador, notificou os contratantes, ora locador e locatário, através do Cartório de Registro Especial de Títulos e Documentos informando sua intenção de exonerar-se da referida garantia, conforme documentos em anexo (doc. ….).
No entanto, não houve qualquer manifestação por parte dos notificados.
Em vista do silêncio dos Requeridos em relação às notificações enviadas (doc. ….), o Requerente busca, com fundamento no art. 835, do Código Civil, a exoneração judicial da fiança prestada.
Como se poderá ver, o dispositivo invocado expressamente diz:
“……………………”
Os Egrégios tribunais têm a seguinte posição a respeito:
“……………” (ementa)
Por todo o exposto e fundamentado nos dispositivos legais invocados, requer a citação dos Requeridos, locador e locatário/afiançado, para que contestem a presente ação, sob pena de confissão e revelia, prosseguindo o feito até final sentença que decrete a desoneração da fiança prestada pelo Requerente no contrato de locação, condenando-os em custas processuais, honorários advocatícios e demais cominações legais.
Requer provar o alegado por todos os meios de provas em direito admitidas, especialmente pelo depoimento pessoal dos Requeridos, oitiva de testemunhas, juntada de documentos, expedição de ofícios e precatórias, perícias e demais provas pertinentes.
Requer ao final que a presente seja julgada PROCEDENTE condenando-se os Requeridos nas despesas processuais e verba honorária.
Dá-se a causa o valor de R$………. (valor por extenso) para os efeitos legais.
Nestes termos,
Pede deferimento
………., …. de …………. de ……….
(local e data)
……………………….
Advogado (nome)
OAB/…… nº ……..
A nossa missão é lutar por essa causa lado a lado do advogado em busca de honrar os valores da advocacia, garantir os direitos fundamentais da sociedade e resgatar o verdadeiro status quo do operador do direito.
A nossa missão é lutar por essa causa lado a lado do advogado em busca de honrar os valores da advocacia, garantir os direitos fundamentais da sociedade e resgatar o verdadeiro status quo do operador do direito.