Easyjur Software Jurídico

Blog

[MODELO] AÇÃO DE COBRANÇA – Indenização por danos em imóvel segurado

5º JUIZADO ESPECIAL CÍVEL

 

REQUERENTE:

 

REQUERIDO: SEGUROS MARÍTIMOS E TERRESTRES LTDA…….

 

PROCESSO :

 

 

Vistos, etc.

 

 

 

1. RELATÓRIO

 

Dispensado o relatório de acordo com o art. 38 da lei 0000000000/0005.2.

 

 

 

2. FUNDAMENTAÇÃO

 

Trata-se da AÇÃO DE COBRANÇA, em razão da requerente ter contratado a seguradora, ora requerida, pagando-lhe mensalmente determinada importância a título de seguro sobre o imóvel de sua propriedade, que sofreu avarias em decorrência de um caminhão ter atingido e danificado o mesmo. Desta forma, a requerente julgava estar amparada pelo requerido na ocorrência do sinistro, que entre os danos, estão a destruição de ladrilhos hidráulicos, piso cerâmico, peitoril, rompimento de trincas, danos na estrutura metálica, telhas, avarias na pavimentação de passeio. A requerida no entanto, alega que sua cobertura se limita a riscos expressamente contratados e que, a apólice de seguro do SFH, não cobre danos que não sejam estruturais ao imóvel e coloquem em risco a vida dos segurados.

 

Ao analisar o contrato em sua cláusula terceira, em que há previsão dos riscos cobertos, diz:

 

" 3.1 – Estão cobertos por estas condições todos os riscos que possam afetar o objeto do seguro, ocasionando:

 

d – desmoronamento parcial, assim entendido a destruição ou desabamento de paredes, vigas, ou outro elemento estrutural;

 

3.2 – Com exceção dos riscos contemplados nas alíneas a e b do subitem, todos os citados no mesmo subitem deverão ser decorrentes de eventos de causa externa, assim entendidos os causados por forças que, atuando de fora para dentro, sobre o prédio, ou sobre o solo ou subsolo, em que o mesmo se acha edificado, lhe causem danos, excluindo-se, por conseguinte, todo

 

e qualquer dano sofrido pelo prédio ou benfeitorias que seja causado por seus próprios componentes, sem que sobre eles atue qualquer força anormal."

 

Da mesma sorte, a causa dos danos não está prevista na cláusula quarta, em que se encontram previstos os riscos excluídos, porém há expressa previsão dos prejuízos indenizáveis na cláusula quinta, em que diz:

 

" São indenizáveis os seguintes prejuízos:

 

a) Danos materiais, diretamente resultantes dos riscos cobertos.

 

Reforçando a tese da autora em seu pedido, existe a cláusula 10ª – sinistros:

 

" 10.1 – Em caso de sinistro, o segurado deverá dar imediato aviso ao financiador, e este a seguradora.".

 

A requerente juntou provas dos comunicados de sinistro ( fls. 21, 22 e 23) assim como juntou aos autos orçamentos que descrevem igualmente os danos comunicados (fls. 24, 25, 26, 27, 28 e 2000), junta, ainda, aos autos fotos dos devidos danos sofridos pelo imóvel.

 

Mesma sorte não socorre a requerida ao afirmar que a interpretação é restritiva, restringindo-se a cobertura apenas aos riscos expressamente contratados, pois se assim fosse, deveria ser esses riscos individualizados e enumerados um a um, e não com cláusula estipulativa de condições para cobertura de todos os riscos que possam afetar o objeto do seguro. A palavra TODO torna genérica a previsão do tipo de risco que possa vir a ocorrer no imóvel segurado, não excluindo o caso em tela. Porém, há de se concordar que a cobertura dar-se-á nos danos ocorridos no imóvel, os danos ocasionados no passeio e no perfilado metálico situado do prédio, situado sobre a porta do condomínio, devem ser de responsabilidade do condomínio.

 

 

 

3. DECISÃO

 

Isto posto, opino pela PARCIAL PROCEDÊNCIA DO PEDIDO, condenando o requerido a pagar à requerente os valores correspondentes a remoção dos ladrilhos hidráulicos do piso da área, colocação do piso cerâmico, execução do peitoril e fechamento das trincas com argamassa, com valor total de R$ 1.00080,00 (um mil, novecentos e oitenta reais), corrigidos monetariamente pelo IGP-M a partir da data do orçamento de menor valor, e juros legais a partir da citação.

 

A apreciação do Juiz de direito do 5º Juizado Especial Cível.

 

Faça o Download Gratuito deste modelo de Petição

Compartilhe

Ação não permitida

Categorias
Materiais Gratuitos