EXCELENTÍSSIMO Senhor DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ….. a VARA CÍVEL DO FORO …………..
…………………….. (nome completo), …..………..………………. (nacionalidade), ……………. (estado civil), ………… (profissão), portador da cédula de identidade RG no ………………. e inscrito no CPF/MF sob no …………., residente e domiciliado na ……………. (endereço completo: rua [av.], no, complemento, bairro, cidade, CEP, UF), por seu Advogado e bastante procurador ao final assinado, conforme instrumento de mandato em anexo (doc. …), com escritório profissional na cidade de ……., na ……………….. (endereço completo: [rua, av.], no, complemento, bairro, CEP, UF), onde recebe correspondências e intimações para os atos processuais, vem, respeitosamente, à honrosa presença de Vossa Excelência, com fulcro no art. 657 do Novo Código de Processo Civil, promover a presente
em face de ……………….. (nome completo), ……………. (nacionalidade), ……………. (estado civil), ……………. (profissão), portador da cédula de identidade RG nº ….., inscrito no CPF/MF sob o nº …….., residente e domiciliado na cidade de …………, à ………… (endereço completo: [rua, av.], no, complemento, bairro, CEP, UF), pelas razões de fato e de direito que passa a expor, ponderar e ao final requerer:
I – DOS FATOS
Tramita perante esse Douto Juízo ação de inventário e que se encontra em fase de publicação de homologação de partilha.
Ocorre que o Autor fora reconhecido, por sentença exarada pelo Magistrado da MM …. Vara …… desse foro, como sendo filho do autor da herança, conforme documentos acostados a esse feito (docs…)
O inventário foi promovido pela viúva supérstite, já tendo sido homologada a partilha dos bens em ……(dia, mês e ano), de acordo com a certidão que ora se junta (doc….).
O Autor não foi comunicado sobre a abertura do inventário, tendo esse sido processado com seu total desconhecimento.
Essa falta de comunicação resultou na sua exclusão da partilha de bens.
Como é sabido, a sentença de reconhecimento de filiação tem efeito ex tunc, o que faz retroagir os efeitos da filiação até nascer outro filho reconhecido.
II- DO PEDIDO
Diante do acima exposto, requer a citação do Requerido no endereço declinado no preâmbulo desta exordial, para que conteste a ação no prazo legal, com a advertência de que não o fazendo ser-lhe-ão aplicados os efeitos da confissão e revelia quanto a matéria de fato, requerendo seja declarada nula a partilha por vício insanável que é a omissão em comunicar ao Autor sua feitura.
Requer provar o alegado por todos os meios de provas em direito admitidas, especialmente pelo depoimento pessoal do Requerido, oitiva de testemunhas, juntada de documentos, expedição de ofícios e precatórias, perícias e demais provas pertinentes.
Requer ainda a intimação do Ilustre Representante do Ministério Público conforme dispõe o art. 178 do Novo Código de Processo Civil, para que atue no feito.
Requer a PROCEDÊNCIA da presente demanda com a conseqüente condenação do Requerido nas despesas processuais e verba honorária.
Autor/requerente aberto à conciliação/mediação, conforme a nova sistemática da Lei 13.105 de 2015.
À presente dá-se o valor de R$ …..(valor por extenso) para os efeitos legais.
Nestes termos,
Pede deferimento
………., …. de …………. de ……….
(local e Data)
……………………
Advogado (nome)
OAB
A nossa missão é lutar por essa causa lado a lado do advogado em busca de honrar os valores da advocacia, garantir os direitos fundamentais da sociedade e resgatar o verdadeiro status quo do operador do direito.
A nossa missão é lutar por essa causa lado a lado do advogado em busca de honrar os valores da advocacia, garantir os direitos fundamentais da sociedade e resgatar o verdadeiro status quo do operador do direito.