Visual Law e Legal Design!

O futuro dos documentos jurídicos é agora!

O Grande Problema do "Juridiquês"

Um dos problemas do ecossistema jurídico, sobretudo na percepção das pessoas que não são da área jurídica, é a famosa linguagem "juridiquês". As faculdades de direito, não todas, mas boa parte, estimulam o raciocínio antiquado de que quanto maior o texto, melhor estará fundamentado, levando os profissionais operadores do direito muitas vezes a adotarem um estilo de redação prolixo.

Essa abordagem torna a redação cansativa, e insistir em acreditar que o conceito de elaborar longas petições para “mostrar serviço” ao cliente já não faz mais sentido. E assim, em um ciclo sem fim, inúmeros profissionais abarrotam as peças processuais com textos extensos e confusos, que, em sua maioria, não são nem mesmo lidos pelos juízes.

A primeira solução especializada em Legal Design

Visual Law já vem sendo aplicado amplamente em alguns países e esse novo conceito pretende tornar o Direito mais compreensível e claro. O objetivo é transformar a informação jurídica em algo que qualquer pessoa seja capaz de entender, com a integração de imagens, infográficos, QR Code, vídeos e inúmeros outros elementos visuais.

Com isso, não se quer eliminar as informações textuais. Elas continuam e continuarão sendo importantes, o que se busca é tornar o direito mais interativo e dinâmico. Ao adotar o Visual Law, o advogado necessita de ferramentas de Legal Design para criar documentos combinando elementos visuais e textuais para criar documentos cada vez mais intuitivos e de fácil compreensão.

Alguns profissionais do direito pioneiros na adoção dessa metodologia já estão criando petições e contratos cada vez mais simples e de grande impacto, inclusive gravando vídeos para fundamentar seus casos e utilizando QR Codes nas petições para que os juízes possam acessar as explicações audiovisuais. Mas há muito mais a ser feito. Palavras e imagens, quando combinadas, são capazes de nos ajudar a pensar, lembrar, sentir, entender e dar sentido às coisas.

Elementos visuais são poderosos instrumentos de comunicação, afinal a frase “uma imagem vale mais que mil palavras” nunca fez tanto sentido neste novo mundo do direito.

softwarejuridico-easyjur-solucoes-gestao-contencioso-01