Fidelização de clientes no escritório de advocacia

O que é governança corporativa e como aplicar no escritório jurídico?
April 9, 2018
Como a gestão de recursos evita desperdícios no escritório jurídico
April 22, 2018
Show all

Fidelização de clientes no escritório de advocacia

Fidelização de clientes no escritório de advocacia: qual a importância do software jurídico?

Em meio há mais de 1 milhão de advogados no Brasil, encontrar clientes não é uma tarefa fácil, muito menos fidelizá-los. Então é preciso contar com um sistema que otimize a fidelização de clientes, tornando-os fiéis ao seu escritório.

Aqui, é preciso destacar que apenas uma boa tratativa, a agilidade nos processos e a qualidade do serviço não são suficientes. O advogado deve ter um cadastro atualizado dos seus clientes, entender quem são e como construir um relacionamento contínuo.

Então é preciso contar com um sistema específico para advogados, , que disponibiliza módulos para cadastro e relacionamento com os clientes do escritório (CRM). Entenda, ao longo do artigo, muito mais sobre o tema!

A importância de fidelização de clientes no escritório de advocacia

Existem vários motivos pelos quais é . Em primeiro lugar, porque sem eles o negócio não existiria. Todo escritório de advocacia existe para atender seus clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.

Esse atendimento deve ser o melhor possível, seja na consultoria inicial ou ao longo das audiências, por exemplo. Segundo pesquisa, 86% dos clientes deixam as empresas tradicionais por conta do mau atendimento, esse número não é muito diferente nos escritórios de advocacia. Então preze pela boa tratativa!

Existem várias consequências relacionadas à insatisfação dos clientes. Apesar de que, de acordo com pesquisas, apenas 4% dos clientes reclamam, cerca de 75% dos insatisfeitos não voltam a se relacionar com a empresa contratada. E mais, cada cliente insatisfeito conta para uma média de 11 pessoas da má experiência.

Levando tudo isso em consideração, o advogado deve ver como prioridade a satisfação e fidelização dos seus clientes. Para tanto, deve investir em modernos softwares jurídicos para gestão e relacionamento, garantindo melhores resultados.

As vantagens do software jurídico no relacionamento com os clientes

1. Cadastro atualizado dos clientes

Quais informações têm dos clientes que já atendeu no escritório? Dados relacionados à idade, sexo, endereço, principais problemas e outras informações pessoais são indispensáveis. Assim, você, advogado, pode conhecer seu público-alvo.

Esse conhecimento é a premissa para um relacionamento sustentável, saudável e lucrativo. Ao entender os clientes, torna-se possível criar estratégias de fidelização, bem como investir com maior assertividade no marketing jurídico.

2. Facilidade na lembrança de datas comemorativas

Talvez não conheça outros advogados que façam isso, mas lembrar do seu cliente em datas comemorativas faz toda a diferença. Enviar uma simples mensagem no aniversário, no Natal ou no Dia do Cliente é uma demonstração de atenção.

Como o software jurídico arquiva as principais informações dos clientes, também permite que tenha acesso aos números de contato, endereços de e-mail ou residência para enviar as mensagens desejadas. Logo, torna-se mais fácil iniciar um relacionamento.

3. Compromisso com a agenda e os prazos

Nada pior para a imagem do escritório e do próprio advogado que chegar atrasado para reuniões, audiências ou outros compromissos com o cliente. Mesmo que não seja intencional, reflete falta de organização e desrespeito com a pessoa do cliente.

O software jurídico permite a melhor gestão dos prazos, tarefas e reuniões que estão por acontecer, mantendo o advogado sempre consciente do que precisa ser feito. Por consequência, é possível oferecer uma ótima experiência ao cliente.

4. Rapidez na realização de tarefas

A rapidez na realização das tarefas é se suma importância para a satisfação e, por consequente, fidelização dos clientes do escritório. Mesmo que o sistema legal brasileiro seja obstativo, a sua prontidão, como advogado, transmite uma excelente imagem e impacta de modo positivo o seu público-alvo.

O software jurídico possui módulos destinados especificamente à gestão dos processos. Com ele, é possível realizar o push automático de todos os processos vinculados ao número da sua OAB e atuar com a prontidão desejada.

5. Melhoria contínua nos resultados

O software jurídico gera diversos relatórios propícios à análise do desempenho do escritório e do advogado, então fica fácil entender os pontos fortes, que devem ser mantidos, e fracos, que devem ser corrigidos ou eliminados.

Assim, a melhoria no que é feito torna-se contínua. O cliente passa a ser mais bem atendido, o número de erros é menor e a assertividade diária maior. Essa é uma poderosa forma de demonstrar respeito e comprometimento com o cliente.

Como definir o melhor software jurídico para o escritório

Para tantas vantagens, no entanto, é preciso de um bom software jurídico. Aproveite para descobrir como escolher o melhor para você, advogado.

Considere as funcionalidades

O software deve atender às mais diversas demandas do escritório de advocacia. Desde as tarefas mais burocráticas, como o controle dos honorários, até as estratégias, como o investimento em marketing jurídico e planejamento estratégico.

Então busque por um sistema que ofereça diversas funcionalidades, facilitando o que é feito no trabalho e otimizando os resultados no fim de cada mês. Assim, além de fidelizar clientes, será possível administrar o negócio com eficácia.

Mensure o custo-benefício do software

O custo é outro ponto muito importante. Mas que fique claro: não basta considerar apenas o valor do software, também é preciso refletir sobre seu benefício para o escritório. Muitas vezes, o retorno sobre o investimento é elevadíssimo.

Uma ótima maneira de avaliar se o investimento vale a pena é solicitar um teste gratuito. Dessa maneira, poderá conhecer as principais funcionalidades do sistema e entender como atendem ao escritório, considerando sempre o custo-benefício.

Avalie a reputação do software jurídico

Finalmente, é preciso considerar a reputação do software no mercado. Ele tem foco específico em advogados e departamentos jurídicos? Já fui usado por quantos escritórios e quais os resultados obtidos?

Um ótimo  , que possui experiência com mais de 30 mil clientes. Na sua imensa maioria, advogados com OAB ativa. O sistema otimiza todo o agendamento de prazos, acompanhamento processual, cadastramento de clientes, gerenciamento de custos processuais e acompanhamento dos resultados obtidos.

Como pode observar até aqui, o software jurídico é crucial para a fidelização de clientes, facilitando desde o cadastramento até a análise de resultados para melhoria contínua.

E ai, gostou do nosso artigo e entende mais da fidelização de clientes? Aproveite para entrar em . Logo, poderá melhorar os resultados do seu escritório jurídico.

QUER FAZER PARTE DA ADVOCACIA DO FUTURO?

Solução completa para gestão do jurídico inteligente

Clique aqui para falar pelo WhatsApp!

Ou ligamos pra você :D