Easyjur Software Jurídico

Blog

[MODELO] Mandado de Segurança contra Sentença: Indeferimento

SEGUNDA TURMA RECURSAL CÍVEL DA CAPITAL

Mandado de Segurança n° 2003.700.016.348-9

Impetrante: ARETUSA CAVALCANTE BONFIM
Impetrado : XVI JEC DA CAPITAL

EMENTA – MANDADO DE SEGURANÇA. O direito invocado para ser amparável por Mandado de Segurança, há de vir expresso em norma legal e trazer em si todos os requisitos e condições de sua aplicação. Mandado de segurança que não pode servir de substitutivo do recurso próprio. Impetrante que não obtém êxito em demonstrar o direito líquido e certo invocado. Ausência dos requisitos ensejadores do writ. Segurança denegada.

Busca a impetrante a revisão de sentença proferida em Embargos à Execução, sustentando sua intempestividade, vez que a Telerj Celular S/A não observou o decêndio legal. Assevera a ilegalidade do recebimento e apreciação dos embargos que, ao final, atingem direito líquido e certo, ao reduzir o valor da multa cominatória.

VOTO

O Mandado de Segurança, remédio heróico garantido ao cidadão em sede constitucional é admissível contra ato judicial, exceto quando se tratar de despacho ou decisão judicial, para o qual haja recurso previsto nas leis processuais ou que possa ser modificado por via de correição (art. 5, II, da Lei 1.533/51).

No caso destes autos, o impetrante veio, através de mandado de segurança, atacar sentença proferida em sede de embargos à execução.

Tem-se por inadmissível o manejo do mandado de segurança como substitutivo de recurso próprio, pois o seu objetivo não é o de reformar a decisão impugnada, mas sim, o de sustar os seus eventuais efeitos, quando lesivos a direito líquido e certo, comprovado de plano.

Por tais considerações, voto pelo INDEFERIMENTO da inicial no presente writ.

Rio de Janeiro, 06 de agosto de 2003.

Gilda Maria Carrapatoso Carvalho de Oliveira

Juíza Relatora

Faça o Download Gratuito deste modelo de Petição

Compartilhe

Ação não permitida

Categorias
Materiais Gratuitos