logo mes do consumidor

30% OFF nos planos

+ 20% OFF na implantação estratégica

Para aproveitar o ÚNICO SOFTWARE JURÍDICO com IA de verdade

Blog

escritório,crescimento

7 motivos que bloqueiam o crescimento do escritório de advocacia

Por Vinicius Marques

Por Vinicius Marques

O crescimento pode gerar vários benefícios ao escritório de advocacia, como o melhor posicionamento no mercado e a ampliação das margens financeiras, entre outros. Todavia, na prática, existem alguns motivos que bloqueiam o crescimento.

Pense nesses motivos como pontos fracos que devem ser neutralizados e corrigidos. Para tanto, além de boas estratégias e práticas gerenciais, torna-se necessário contar com a ajuda de tecnologia de ponta, garantindo um escritório mais moderno, ágil e conectado.

Tendo em vista a importância do assunto, nos tópicos seguintes, explicamos a importância do crescimento do escritório de advocacia, os 7 principais motivos que podem bloqueá-lo e por qual razão a tecnologia é uma boa solução. Boa leitura!

Qual a importância do crescimento do escritório de advocacia?

Afinal, por que se preocupar em crescer? Essa é uma boa questão — e existem ótimas respostas. O crescimento não é apenas uma métrica de vaidade, ele promove uma série de vantagens aos sócios e advogados do escritório, bem como aos clientes finais.

Na medida em que um escritório cresce, pode ampliar o seu poder de mercado. Pense nesse poder como a capacidade de superar outros competidores e obter melhores conexões com os clientes finais, o que é uma enorme vantagem competitiva.

Outro benefício do crescimento está nas margens financeiras. Quando o escritório cresce, ganha força para reduzir custos, praticar preços um pouco mais altos e melhorar o nível de eficiência operacional, fatores que resultam em mais rentabilidade.

Escale a operação do seu escritório com o Easyjur

Um terceiro benefício é o melhor atendimento aos clientes finais. O crescimento promove mais recursos para atender as demandas dos clientes, além de mais capital relacional para representar bem os interesses em “jogo”, o que beneficia a parte representada.

Há, ainda, benefícios mais subjetivos, como o maior orgulho dos sócios, a maior retenção de advogados talentosos e o reforço ao prestígio do escritório. Por tudo isso, torna-se muito importante diagnosticar, neutralizar e corrigir o que bloqueia o crescimento.

Quais os 7 principais motivos que bloqueiam o crescimento do escritório?

O que está bloqueando seu crescimento? Esta é uma ótima questão — e existem tantas respostas quanto é possível imaginar. Pode ser a dificuldade em identificar (e aproveitar) as oportunidades do mercado ou a falta de processos modernos e fluidos.

Apesar de existirem muitos motivos em potencial, alguns ocorrem com mais frequência que outros. Listamos os 7 principais, nos tópicos subsequentes. Confira!

1. Dificuldade com a comunicação interna

A comunicação é um elemento essencial ao escritório de advocacia, garantindo que as partes interessadas (como sócios, advogados e clientes) sejam corretamente informados e direcionados. Todavia, se a comunicação falha, o crescimento é comprometido.

Na ausência de uma boa comunicação interna, o número de erros, problemas e conflitos tende a crescer dentro do escritório. Isso não afeta apenas o clima de trabalho, também gera mais desperdícios, reduz a qualidade e coloca em risco a sobrevivência do negócio.

Portanto, comece avaliando sua comunicação interna. Ela funciona bem? As mensagens transmitidas chegam até o destino? Existem feedbacks frequentes? Se não, tenha cuidado, pois seu crescimento pode estar sendo comprometido pela ausência de diálogo.

2. Baixa habilidade em captar e reter clientes

Outro fator que frequentemente boqueia o crescimento é a baixa habilidade em captar e reter clientes. Na medida em que o escritório de advocacia não consegue ampliar sua base de contratos e representações, torna-se muito difícil faturar mais.

Essa baixa habilidade pode refletir muita coisa, como a falta de uma cultura de vendas, a ausência de boas estratégias de marketing jurídico ou a baixa transformação digital para captação e retenção de clientes. É preciso, então, diagnosticar o que está acontecendo e corrigir isso.

Todos do escritório de advocacia — do sócio administrador até o estagiário — devem entender que fazer clientes é um ponto central nos negócios. Sem isso, a organização pode nunca realizar seu potencial de crescimento, nem otimizar sua participação de mercado.

3. Resistência à transformação digital

Em suma, pense na transformação digital como o movimento de substituição de processos tradicionais por outros mais modernos e baseados em tecnologia de ponta. Assim, além de obter mais precisão nas tarefas diárias, ganha-se agilidade e conectividade.

Contudo, alguns escritórios de advocacia apresentam resistência ao que é novo e digital. Preferem processos antigos, porque são conhecidos e “confiáveis”. Desse modo, sustentam rotinas mais onerosas, que inibem o crescimento e até mesmo a competitividade.

Essa resistência é perigosa. Primeiro, porque todo o ambiente jurídico está passando por profundas mudanças digitais, de modo que os pioneiros em digitalização sustentam uma boa vantagem. Segundo, porque a não digitalização custa caro e sustenta a ineficiência.

4. Falta de clareza sobre a estratégia

Onde deseja ver seu escritório de advocacia nos próximos 8 ou 10 anos? Entre os maiores e melhores, você pode ter respondido. Agora, como pretende fazer com que isso aconteça? A resposta é bem mais difícil e talvez você ainda nem tenha pensado no assunto.

O “como” refere-se exatamente à sua estratégia competitiva. O desafio, entretanto, é que muitos dos sócios administradores ou advogados não sabem exatamente como vão crescer, se destacar da concorrência jurídica e entregar mais valor aos seus clientes.

A falta de uma estratégia promove muitas implicações negativas, como o uso inadequado dos recursos, a pouca clareza das oportunidades de mercado que podem ser aproveitadas e a ausência de um posicionamento que torne o escritório único no mercado.

5. Desorientação da equipe de trabalho

Por melhor que seja sua estratégia, ela simplesmente não vai funcionar se a equipe de trabalho não estiver bem orientada e não entender o que é prioritário ao escritório. Quando falta alinhamento, há desperdício de recursos com o que é trivial.

A título de exemplo, imagine um bando de pássaros voando. Se todos seguem direções opostas, voando de forma desordenada, logo surgirão algumas colisões no ar. Agora, pense no mesmo bando voando na clássica formação em “V”, há mais harmonia e eficiência.

Dentro do escritório de advocacia, a desorientação é um impasse ao crescimento. Os profissionais, mesmo os mais talentosos, não conversam, não sabem onde devem chegar e nem quais resultados entregar. Assim, pouco a pouco, o escritório é prejudicado.

6. Falta de gerenciamento da performance do escritório

Outro inibidor do crescimento é a falta de gestão da performance. Muitos escritórios concentram-se nas rotinas de trabalho, mas deixam de mensurar os resultados alcançados até o momento e definir metas de melhoria para o futuro. Isso é um equívoco.

A gestão de performance começa com a análise dos atuais resultados. No que o seu escritório está indo bem e o que precisa melhorar? Depois, identifica gargalos que estão afetando o crescimento e estabelece metas de progresso, que orientam o trabalho.

No processo de gestão de performance, a tecnologia é uma boa aliada. Isso porque bons softwares jurídicos ajudam a coletar, organizar e analisar um maior número de dados sobre a performance do escritório, também automatizam a geração de relatórios gerenciais.

Teste grátis a versão do Easyjur feita para o perfil do seu escritório e comece agora a acompanhar a performance da sua equipe.

7. Uso de sistemas gerenciais desconexos

Você já deve ter percebido que a tecnologia é uma grande aliada do crescimento e que sua ausência pode resultar em processos mais morosos e onerosos. Todavia, é preciso ter muito cuidado com sistemas desconexos, que podem prejudicar o trabalho.

Quando um escritório de advocacia adota uma série de tecnologias diferentes, uma para cada problema que possui, acaba dificultando o trabalho. Os sistemas não conversam entre si, não compartilham informações e não facilitam o acompanhamento dos processos.

Nesse aspecto, o melhor é contar com um software jurídico que funcione como uma espécie de “espinha dorsal” para o escritório, integrando todos os processos e soluções digitais em um único lugar. Assim, além de modernidade, terá organização e praticidade.

Como a tecnologia facilita o crescimento do escritório de advocacia?

Contar com um bom software jurídico pode promover uma série de benefícios ao escritório e seus profissionais. Além de garantir uma rotina de trabalho mais fluida e digital, melhora a aplicação dos recursos e reduz o número de erros cometidos.

Uma importante aplicação da tecnologia está na gestão do relacionamento com o cliente (CRM, acrônimo em inglês). Com isso, pode-se extrair mais dados da sua base de clientes, avaliar o andamento dos processos e agendar reuniões, entre muitas outras coisas.

Outras aplicações que merecem destaque, são:

  • automação de rotinas de trabalho com inteligência artificial;
  • painel de controle (dashboard) dos resultados do escritório e equipe;
  • melhores controles para o fluxo de caixa e administração financeira;
  • construção de fluxos de trabalho com métodos de gestão ágil;
  • controle de comissões, honorários e reembolsos aos advogados; 
  • mecanismos para melhoria da comunicação entre setores ou projetos.

Assim, um bom software jurídico pode promover a transformação digital do escritório de advocacia, reduzindo seus pontos fracos, reforçando suas competências e fornecendo mais recursos ao trabalho diário dos advogados. Logo, torna-se mais fácil crescer.

Veja, agora você está por dentro do tema, sabe quais os principais motivos que bloqueiam o crescimento do escritório de advocacia e como a tecnologia pode ajudar. Lembre-se sempre que existem muitos benefícios ligados ao crescimento, como o aumento do poder de mercado, o que beneficia tanto os sócios quanto advogados e clientes finais do escritório.

Gostou do nosso artigo, certo?! Aproveite, então, para conhecer o software jurídico EasyJur, entender suas vantagens e realizar um teste grátis. Não perca essa oportunidade.

Nosso Compromisso

com o seu sucesso

Pessoas

Conectamos advogados, simplificamos processos e impulsionamos a transformação digital

Processos

Com metodologia ágil, simplificamos a gestão e fortalecemos a justiça, gerando resultados exponenciais

Tecnologia

Automatizamos tarefas, impulsionamos a eficiência e oferecemos soluções inovadoras

pri vini easyjur

Planos Easyjur

O plano perfeito para você!

Solução completa para tornar sua Advocacia mais ágil e lucrativa

Growth Plus

Ideal para grandes escritórios

R$

2499

/mês
checkmark m
200GB Docs em Nuvem
checkmark m
2.500 Pushs de Andamentos
checkmark m
05 Advogados Intimações
checkmark m
20 Usuários Inclusos
checkmark m
TUDO DO GROWTH
checkmark m
Editor Legal Design
checkmark m
Website Integrado Legal CRM
checkmark m
Relatórios Avançados
checkmark m
Acesso para clientes ilimitado
checkmark m
Jurisprudências Integradas
checkmark m
Smart Docs (breve)*
checkmark m
Assinatura Digital (breve)*
checkmark m
Peticionamento (breve)*

Growth

Ideal para grandes escritórios

R$

1499

/mês
checkmark m
80GB Docs em Nuvem
checkmark m
800 Pushs de Andamentos
checkmark m
03 Advogados Intimações
checkmark m
10 Usuários Inclusos
checkmark m
TUDO DO ENTERPRISE +
checkmark m
IVO – Inteligência Artificial
checkmark m
Legal Analytics Tool
checkmark m
Cálculos Monetários
checkmark m
Regras Cobrança Personalizadas
checkmark m
Automação Faturamento
checkmark m
Campos Personalizados
checkmark m
Acesso para 300 clientes
checkmark m
Jurisprudências Integradas

Enterprise

Ideal para escritórios de médio porte

R$

589

/mês
checkmark m
40GB Docs em Nuvem
checkmark m
300 Push de Andamentos
checkmark m
02 Advogados Intimações
checkmark m
05 Usuários Inclusos
checkmark m
TUDO DO PREMIUM +
checkmark m
Workflow de Tarefas Ágil
checkmark m
Gamificação de Atividades
checkmark m
TimeSheet Dinâmico
checkmark m
Controle Orçamentário
checkmark m
Gestão Estratégica
checkmark m
** Emissão de Boletos e NFs
checkmark m
Área de acesso para 200 Clientes
checkmark m
Jurisprudências Integradas

Premium

Ideal para escritórios de pequeno porte

R$

279

/mês
checkmark m
30GB Docs em Nuvem
checkmark m
200 Push de Andamentos
checkmark m
01 Advogado Intimações
checkmark m
02 Usuários Inclusos
checkmark m
** Telefonia Voip EasyCall
checkmark m
Gestão de Processos Ilimitados
checkmark m
Gestão Financeira
checkmark m
Automação de Documentos
checkmark m
Agenda de Prazos
checkmark m
Demandas Consultivas
checkmark m
Legal CRM
checkmark m
Contratos e Relatórios
checkmark m
Área de Acesso para 100 Clientes
checkmark m
Jurisprudências Integradas

Start

Ideal para advogados solo

R$

79

/mês
checkmark m
5GB Docs em Nuvem
checkmark m
50 Push de Andamentos
checkmark m
01 Advogado Intimações
checkmark m
01 Usuário Incluso
checkmark m
Cadastro de Clientes
checkmark m
Gestão de Processos
checkmark m
Agenda de Prazos
checkmark m
Cadastro de até 200 Processos
7 motivos que bloqueiam o crescimento do escritório de advocacia
escritório,crescimento

11/10/2021

Sumário

Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
Você também pode gostar
plugins premium WordPress
Categorias
Materiais Gratuitos