Benchmarking para quem gosta do topo

COMO SER UM ADVOGADO DE SUCESSO – POR ERIK NYBO
August 15, 2019
EasyJur literalmente nas alturas
August 29, 2019
Show all

Benchmarking para quem gosta do topo

por Juka Siqueira

Comparar a grama do vizinho com a sua e constatar que ela é mais verde, não vai mudar muita coisa na sua vida. Mas imagina que você pode aprender com ele, sobre uma técnica diferente de cultivo, ou sobre uma maneira de adubar que você ainda não conhecia. Já pensou, que adaptando as técnicas para o tipo de grama que você tem em casa, seu gramado pode ficar mais bonito?

– Okay Juka, mas por que estamos falando de jardim, em um blog jurídico? Você não tem amor nesse emprego seu não, ein?

Calma que vai dar certo.

O exemplo acima, é a forma mais simples de compreender como funciona a estratégia de BENCHMARKING, que você pode começar a utilizar HOJE na sua empresa (ou no seu jardim), para chegar no topo!

Primeiramente, é importante dizer que o benchmarking  NÃO é uma metodologia de copiar e colar. Aqui, estamos falando de uma estratégia de excelência, que quando bem aplicada, resulta não somente em benefícios específicos para a empresa que decide utilizar a técnica, mas revoluciona como um todo a maneira de empreender. O Benchmarking é bom para todo mundo e se você quer sair na frente, continue lendo para aprender a utilizá-lo HOJE!

Dentro do meio jurídico, a combinação de palavras “escritório de advocacia”, caminha para o desuso (tomara). Sutilmente, esse termo acaba condicionando os advogados a se posicionarem “apenas” como advogados. No entanto, a revolução vivida pela advocacia, clama pela ativação do mindset empreendedor desses profissionais. Por isso, prefiro chamá-los de “empresários do direito”.

Agora que falamos da transformação de escritório de advocacia para empresa, começa a parte boa: aplicação de estratégias para alavancar o negócio, em especial nesse artigo, o BENCHMARKING!

Então, acompanhe abaixo o passo a passo que criamos para implantar essa estratégia e alavancar sua empresa:

1ºPASSO: SWOT – Utilize a análise de SWOT para identificar as fraquezas da sua empresa e escolher aquelas que serão avaliadas no benchmarking.

2ºPASSO: PESQUISA – Busque por empresas, que são um referencial de excelência nos quesitos avaliados como fraqueza de sua empresa. De modo geral, essas empresas são caracterizadas por possuírem um maior desenvolvimento tecnológico e tendência à inovação.

3ºPASSO: CAPTURA DE DADOS – Defina métodos e estratégias para capturar os dados necessários para análise. Pode ser feito através de pesquisa de mercado, parcerias, etc.

4ºPASSO: COMPARAÇÃO – Compare os dados das empresas de referência com os as fraquezas de sua empresa, levantadas anteriormente. Estude os dados e busque ponto principal que faz com que os resultados das empresas sejam diferentes. Procure estipular métricas para tornar a comparação ainda mais factível.

5ºPASSO: ADAPTAÇÃO E MUDANÇA – Utilize as respostas obtidas com a comparação e análise dos dados, para implantar mudanças e melhorias nos processos relacionados às fraquezas identificadas. Nesse momento, é importante enfatizar a palavra ADAPTAÇÃO. Cada empresa é um universo diferente, por isso não adianta tentar repetir um processo, ele precisa ser adaptado à realidade do negócio.

6ºPASSO: OBSERVAR, READAPTAR E CONTINUAR – Nesse passo, você deverá observar as mudanças realizadas, com embasamento no aprendizado adquirido em relação aos processos das empresas pesquisadas. É o momento de fazer adaptações que ainda sejam necessárias e o mais importante: CONTINUAR. O benchmarking é uma estratégia que depende de continuidade para ter efeito. Da mesma forma que há evolução nos processos dentro da empresa utilizando a técnica, o mercado continua se movimentando e evoluindo, e para acompanhar a mudança, é preciso estar continuamente em transformação.

Agora que você já sabe o que é e como utilizar o BENCHMARKING, não perca tempo e saia na frente!

Aproveite a onda de inovação e conheça o sistema EasyJur. O software mais completo do mercado para gerenciamento de processos e muito mais.

Clique aqui para fazer o teste grátis por 14 dias.

QUER GANHAR PUSH EM DOBRO?

Um presente especial no mês do Advogado!

Clique aqui para falar pelo WhatsApp!

 

TESTE 14 DIAS GRÁTIS